Neste artigo mostramos para você um roteiro bate-e-volta, partindo de Milão, para ver um dos eventos mais bonitos da primavera italiana, as lindíssimas plantações de tulipas.
Se você é um amante dessas flores, provavelmente já ouviu falar das incríveis plantações na Holanda, certo? Mas você sabia que a Itália também é um lugar excelente para ver essas lindas flores em abundância? Sim, você leu corretamente. A Itália tem plantações incríveis de flores que todos deveriam incluir no roteiro esta experiência. Tulipas, lavanda, girassol e até o florescer das cerejeiras temos o privilégio de acompanhar de perto.
Então, vamos explorar um pouco mais sobre estas plantações e te surpreender com a beleza das tulipas italianas.
Origem das tulipas
As tulipas são flores que inspiram beleza, elegância e simplicidade.
São nativas da Ásia, mas foi na Turquia, que foram cultivadas em grande escala durante o seculo XII, sendo introduzidas na Europa no século XVI.
A popularidade das tulipas se espalhou rapidamente pela Holanda, e no século XVII, experimentou a “febre das tulipas”, onde as flores se tornaram objetos de desejo, chegando a ser vendidas por preços exorbitantes.
Na época, eram vistas como símbolos de riqueza e “status” social, e a demanda por elas aumentou rapidamente. Esse período ficou conhecido como “tulipomania”.
Além da Holanda, a Itália também é um destino certo para os amantes de tulipas. As plantações na Itália podem ser encontradas em diversas regiões, como aqui na Lombardia.
Curiosidades sobre a tulipa
- Acredita-se que o nome tulipa, tenha origem na palavra turco-otomana “tulbend”, que quer dizer “turbante”, acessório muito utilizado pelos turcos e que lembra o formato da flor.
- As tulipas podem continuar a crescer mesmo após serem cortadas. Isso acontece porque elas conseguem continuar a buscar água e nutrientes mesmo após terem sido cortadas da planta-mãe.
- Suas pétalas podem ser usadas para fins culinários, sendo adicionadas em saladas, sanduíches e até mesmo usadas para decorar pratos. Sabiam disto?
- A cor das pétalas pode mudar dependendo do pH do solo em que são cultivadas devido a um pigmento chamado antocianina. Por exemplo, as tulipas vermelhas podem parecer mais laranja quando cultivadas em solos mais ácidos, enquanto as rosas podem parecer mais roxas em solos mais alcalinos.
- Devido a sua facilidade de cultivo são usadas em pesquisas científicas como em estudos de genética, metabolismo e interações entre plantas e microrganismos.
Onde ver as tulipas perto de Milão?
1) Tulipani Italiani – Arese
Desde 2017, o casal de holandeses Edwin Koeman e Nitsuhe Wolanios criaram o primeiro campo de tulipas onde se pode não só visitar mas também colher e levar para casa. São 450 espécies cultivadas ali numa área total de 2 hectares, a 40 minutos de carro do cento de Milão.
O bilhete te dá direito ao acesso à plantação e ainda a 2 tulipas grátis que você vai colher direto do campo, com os cestos que te emprestam para a colheita. As tulipas extras que quiser levar para casa serão pagas no final do passeio.
Cada tulipa extra colhida por você custa € 1,5, além, claro, daquelas 2 recebidas na aquisição do bilhete de entrada.
A abertura se dá no final de março e dura aproximadamente até o final de abril.
No site da Tulipani Italiani, podemos comprar os bilhetes de entrada e verificar as datas de abertura de cada ano, já que a floração depende do clima.
2) Tulipania – Terno d’Isola
O campo Tulipania fica na província de Bérgamo, a 1 hora e vinte minutos do centro de Milão.
Uma curiosidade é que neste campo se pode colher tulipas na primavera, girassóis no verão, e abóboras no outono.
A plantação tem 2 mil metros quadrados onde são cultivadas 50 mil tulipas de várias espécies.
Como falamos anteriormente, como a floração depende do clima, as datas de abertura para visitação também devem ser conferidas no site.
3) Castelo de Malpaga – Bérgamo
A 1 hora e meia de carro do centro de Milão, o Castelo de Malpaga une a história deste patrimônio histórico e arquitetônico com a beleza e o perfume das flores, já que o campo de tulipas fica situado simplesmente nos jardins do castelo.
O castelo é super-bem conservado e internamente exibe seus diversos afrescos por todos os lados.
A empresa agrícola Maddi Flowers Farm planta as 150 mil tulipas todos os anos de 150 espécies, além de outras flores presentes no campo chamado de “Cogli il Bello”.
O ingresso é gratuito, mas a inscrição via site é obrigatória para obter o ingresso e você pode colher e levar as tulipas colhidas para a casa a €1,50 cada.
Vale a pena também consultar o site do castelo para conhecer os eventos que o castelo propõe.
A cada primavera, os campos de tulipas na Itália, abrem suas portas para os visitantes, oferecendo a oportunidade de testemunhar a magia da natureza e se envolver em uma experiência verdadeiramente única. Seja para fotografar ou simplesmente apreciar, um passeio pelos campos de tulipas é uma experiência que ficará na memória e deve estar presente no seu roteiro pela Itália.
Se você está procurando roteiros para fazer perto de Milão, clique aqui e venha conhecer 5 cidades perto de Milão que vale a pena visitar.