Pular para o conteúdo
Início » 5 cidades perto de Milão que vale a pena visitar.

5 cidades perto de Milão que vale a pena visitar.

cidades perto de Milão

Você sabe quais cidades perto de Milão vale a pena incluir no seu roteiro? Muitas pessoas partem dos aeroportos de Milão para continuar a sua viagem ou até mesmo para voltar para casa, e dessa maneira acabam tendo um ou dois dias livres para conhecer a redondeza.

Publicidade

Algumas ficam a poucos quilômetros de distância de Milão, e valem muito a pena fazer uma viagem bate-e-volta por apresentar tanta beleza, arquiteturas históricas e lindas paisagens pelo caminho.

As cidades de Pavia e Como, por exemplo, ficam a cerca de 30-40 km de Milão, enquanto Monza fica a 19km. Muito pertinho para perder esta chance, certo? Abaixo sugerimos um roteiro bate-e-volta a partir de Milão de 5 cidades que vou te surpreender.

Pavia
Pavia – Fonte Pixabay

Quais são as 05 cidades perto de Milão?

  • Como
  • Bérgamo
  • Pavia
  • Mantova
  • Monza

Cidades perto de Milão: Como

A cidade histórica de Como fica a cerca de 40 km ao norte de Milão, conhecida por sua bela paisagem do Lago de Como. A cidade possui uma praça central onde encontramos vários museus e igrejas históricas, e uma grande variedade de lojas e restaurantes. Um lugar muito gostoso para passear e fazer pequenas compras.

Publicidade

Como está situada na ponta sul do Lago de Como. A cidade tem uma rica história que remonta ao período romano, e muitos edifícios históricos e monumentos ainda podem ser encontrados hoje.

Uma das principais atrações turísticas é a Catedral de Como, construída no século XII, é famosa por sua arquitetura gótica e por sua cúpula dourada. Outro edifício histórico é a Basílica de Sant’Abbondio, que data do século IV, considerada uma das mais antigas igrejas cristãs na região.

Além dos edifícios históricos, Como é conhecida por suas vistas deslumbrantes do lago, que podem ser apreciadas a partir de vários pontos turísticos, como o Parco delle Groane. A cidade também é famosa por sua indústria de seda, e os visitantes podem visitar as fábricas de seda e assistir às demonstrações de como é feita a seda.

Como também é uma cidade universitária, agitando a cidade com muita vida noturna e atividade cultural, bares, restaurantes e lojas para os visitantes explorarem. É uma cidade muito bonita e é uma excelente escolha para fazer uma viagem bate-e-volta de Milão.

Cidades perto de Milão: Bérgamo

Localizada a cerca de 55 km ao leste de Milão, a cidade tem uma rica história, sendo conhecida por sua arquitetura diferenciada. Se você for de trem, saindo da estação Milano Centrale em 50 minutos você chega na estação de Bérgamo. Muito fácil, hein?

A cidade é dividida em duas: cidade baixa e cidade alta, a parte mais antiga, também conhecida como Città Alta, é a parte mais interessante da cidade. Para chegar lá é preciso subir com um bondinho, chamado de “funiculare”, onde o trajeto já é uma aventura.

Publicidade

A Città Alta é uma área murada e fortificada. Grande parte dela foi construída quando a cidade estava sob o domínio da República de Veneza, em 1428 (por isso possui uma arquitetura tão rica). Esta área contém muitos edifícios e monumentos históricos, como a Basílica de Santa Maria Maggiore, construída no século XII, e a Torre del Gombito, uma torre de relógios do século XIV.

Outra atração turística em Bérgamo é a Piazza Vecchia, uma praça situada no coração da cidade velha, cercada por edifícios medievais e renascentistas. A cidade também possui seus exemplares da arquitetura barroca, como a linda Igreja de San Michele al Pozzo Bianco.

Vale também visitar o jardim botânico, o Giardini Botanici Hanbury, onde é possível ter uma vista panorâmica incrível da cidade, subindo ao Monte San Vigilio.

Bérgamo é uma boa escolha para aqueles interessados ​​em história, arquitetura e arte.

Cidades perto de Milão: Pavia

Pavia é uma cidade localizada a cerca de 30 km ao sul de Milão. Foi fundada pelos romanos e governada por vários impérios ao longo dos anos.

Uma das coisas mais legais de se ver em Pavia é a Catedral de Pavia. Ela teve o início da sua construção no século XV e abriga os restos mortais de San Siro, o primeiro bispo da cidade. Outro ponto muito interessante é que ela também abriga um dos espinhos da coroa de Cristo. Impressionante, né?

Imperdível também é a Basílica Di San Pietro in Ciel d’Oro, que tem um teto incrível decorado com mosaicos.

A cidade também tem um monastério lindíssimo e grandioso, o Certosa di Pavia, uma construção do século XIV e tem jardins maravilhosos que já valem a visita. E se você curte história, não pode deixar de visitar o Castello Visconteo, um dos mais lindos e bem conservados castelos medievais que já visitamos aqui na Lombardia, localizado bem no centro da cidade.

Pavia é uma cidade universitária, portanto é uma das cidades perto de Milão, com bastante vida noturna e muitas opções de bares e restaurantes lindos e modernos.

Em resumo, Pavia é uma cidade muito bacana, com muita história e arquitetura, além de bons lugares para se divertir e belas paisagens. Vale a pena dar uma passada por lá se você estiver passeando por essa região da Itália.

Cidades perto de Milão: Mantova

Mantova fica a cerca de 130 km ao sul de Milão, eleita Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2008 devido a sua arquitetura renascentista e aos palácios que se encontram em seu centro histórico.

A cidade foi fundada no século IV a.C. sido governada pela família Gonzaga por mais de 300 anos. Durante esse período, a cidade se tornou um centro cultural e artístico importante, e muitos edifícios históricos e palácios foram construídos.

Entre as principais atrações turísticas de Mantova estão o Palácio Ducal, o qual foi a residência dos Gonzaga e hoje abriga uma coleção de arte e arquitetura; a Basílica Di Sant’Andrea, uma igreja renascentista projetada por Leon Battista Alberti; e a Piazza Sordello, uma praça histórica no coração da cidade.

Vale também destacar as três magníficas praças palacianas, Piazza Sordello, Piazza delle Erbe e Piazza Brolo.

Cidades perto de Milão: Monza

Monza está localizada a cerca de 20 km ao norte de Milão e possui aproximadamente 121 mil habitantes. Suas origens são anteriores a ocupação romana, mas foram eles que a fundaram no século II a.C. A cidade foi governada por várias dinastias e reinos ao longo dos séculos, justificando a construção da lindíssima Villa Reale com o Parque Reale. Este passeio imperdível!

A cidade também é muito frequentada por abrigar a famosa corrida de Fórmula 1 no Autódromo Nazionale Monza. O autódromo fica dentro do Parque Reale e tem na sua história o triste episódio da morte do nosso piloto brasileiro Ayrton Senna, em 1994.

Entre as principais atrações turísticas de Monza estão:

  • Parque Reale de Monza – o maior parque real da Itália e abriga o Palácio Real, o Jardim Botânico e o Autódromo Nazionale Monza.
  • Basílica de San Giovanni Battista – construída no século VI – é uma das mais antigas da Itália.
  • Castelo Visconteo – construído no século XIV, é uma fortaleza medieval que abriga um museu e oferece vistas panorâmicas da cidade.
  • Santuário de Nossa Senhora della Grazie – uma igreja barroca construída no século XVII e famosa por suas pinturas e esculturas.
  • Museu Civico de Monza – que abriga artefatos arqueológicos e objetos de arte relacionados à história de Monza.

A cidade é facilmente acessível de trem ou de carro para quem vem de Milão. Saindo de trem de Milão pela Estação Central, ou pela Estação Porta Garibalde, você chega em Monza em 9 minutos aproximadamente. A estação de trem de Monza fica bem no centro histórico, tornando muito fácil o seu deslocamento.

Existem várias cidades perto de Milão que merecem uma visita, mesmo que de um dia. Aqui listamos apenas algumas das maiores e mais importantes. Há muitas outras opções, como Lecco, Lodi, entre outras.

Aproveite ao máximo a sua viagem!

Para conhecer outra cidade com vistas deslumbrantes do Lago de Como, clique aqui e conheça Bellagio.

E se você estiver em Milão e precisa de um roteiro para visitar a cidade em apenas um dia, clique aqui.

1 comentário em “5 cidades perto de Milão que vale a pena visitar.”

  1. Pingback: 3 campos de tulipas para visitar pertinho de Milão - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *