Pular para o conteúdo
Início » 7 igrejas onde ver obras de arte grátis em ROMA

7 igrejas onde ver obras de arte grátis em ROMA

Pietà

Roma é capital da Itália, uma cidade única no mundo, conhecida como “A Cidade Eterna”. Possui um incrível acervo de monumentos, pinturas e esculturas de alto valor artístico e cultural.

Publicidade

Patrimônio da Humanidade da UNESCO, no centro histórico é onde encontramos várias obras de arte grátis.

A Cidade Eterna é famosa por suas obras de arte e arquitetura, que remontam à Antiguidade Clássica e ao Renascimento. O Coliseu e o Panteão são apenas alguns exemplos das obras maravilhosas que encontramos em Roma. O Vaticano também abriga algumas das mais belas obras de arte do mundo, incluindo a Capela Sistina de Michelangelo e a Basílica de São Pedro.

obras de arte grátis em Roma
Conversão de São Paulo de Caravaggio – Fonte Pixabay

Onde ver obras de arte grátis em Roma

Dentro de algumas igrejas de Roma, encontramos pinturas importantíssimas para a história da arte, incluindo obras de Caravaggio, um dos mais importantes pintores do período Barroco, sem ter que pagar nada para conhecê-las.

Publicidade

Suas obras são emblemáticas, com uma grande atenção aos detalhes, cores ricas, luzes dramáticas e composições dinâmicas. Caravaggio também foi conhecido por usar modelos reais para representar os personagens nas suas pinturas, dando a elas um toque de realismo único.

Estas obras podem ser vistas gratuitamente em várias igrejas em Roma, oferecendo aos visitantes uma oportunidade incrível de explorar a arte não só de Caravaggio mas também de outros artistas como Raffaello e Michelangelo.

Quais são as igrejas que podemos ver obras de arte grátis em Roma?

Destacamos abaixo 7 igrejas com suas obras espetaculares para você apreciar a arte em Roma sem ter que pagar nada para isso.

1) Basílica de São Pedro no Vaticano

QUAL OBRA VER?

PIETÀ DE MICHELANGELO: a Pietà é uma escultura de mármore feita por Michelangelo Buonarroti entre 1498 e 1499. Localizada dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A obra é considerada um dos maiores exemplos da escultura renascentista. A escultura representa a cena da Virgem Maria segurando o corpo de Jesus depois de sua crucificação. Esta obra de Michelangelo é conhecida por sua beleza e perfeição.

A escultura expressa muitas nuances, como a dor e o sofrimento, mas também a beleza e a pureza. É uma das obras mais famosas de Michelangelo, e considerada um dos maiores trabalhos da história da arte. É um marco da escultura renascentista e um símbolo da dor e tristeza pelo sacrifício de Jesus.

PRAÇA DA BASÍLICA DO VATICANO DE BERNINI: foi projetada pelo arquiteto e escultor Gian Lorenzo Bernini para o Papa Urbano VIII em 1656. É um dos mais famosos exemplos de arquitetura barroca, que combina elementos da arquitetura romana antiga com motivos renascentistas. A praça consiste numa grande área pavimentada, cercada por lindas colunas de mármore, duas grandes fachadas da Basílica de São Pedro e duas fontes. Imperdível!

BALDAQUINO DE BERNINI: o Baldaquino da Basílica de São Pedro é uma das obras-primas da arte barroca. Foi construído entre 1624 e 1633 por Gian Lorenzo Bernini para o Papa Urbano VIII. É uma grande estrutura de bronze dourado, com quatro colunas coríntias e quatro colunas do estilo bizantino. A parte superior da estrutura é ornamentada com quatro anjos de bronze, cada um segurando em suas mãos um balde de ouro. O baldaquino tem uma altura de 28 metros e é um dos símbolos mais importantes da Basílica de São Pedro.

Publicidade

Endereço: Piazza San Pietro, Città del Vaticano, Cidade do Vaticano

2) Igreja de Santa Maria del Popolo

QUAL OBRA VER?

CONVERSÃO DE SÃO PAULO DE CARAVAGGIO: esta obra é considerado uma das obras mais importantes do artista, datada de 1601, sendo considerada um marco na história da arte. O quadro representa a história bíblica da conversão de Saulo, o futuro São Paulo, enquanto ele viajava de Jerusalém para Damasco. Este quadro mostra Paulo caindo de seu cavalo, enquanto uma luz celestial desce e olha diretamente para ele.

O retrato é impressionante, pois Caravaggio captura o momento exato em que Paulo é transformado pela luz divina. Embora a pintura seja um marco na história da arte, ela também é um retrato de Caravaggio, que se considerava um pecador. O artista usou seu próprio rosto para o retrato de Paulo e, assim, refletiu sua busca pela salvação.

Endereço: Piazza del Popolo, 12

3) Igreja de San Luigi dei Francesi Capela Contarelli

QUAL OBRA VER?

TRÊS QUADROS DE CARAVAGGIO – Estas 03 obras de arte notáveis de Caravaggio, são consideradas algumas das mais importantes produções do artista. A Capela Contarelli foi nomeada em homenagem ao Cardeal Matthieu Cointerelli, que financiou a construção.

São elas:

  • Cena da Conversão de São Paulo
  • Cena de Martírio de São Mateus
  • A Vocação de São Mateus

Endereço: Piazza di San Luigi de Francesi

4) Igreja de Santa Maria della Vittoria

QUAL OBRA VER?

ESCULTURA DE MÁRMORE DE BERNINI – a obra de arte “Êxtase de Santa Teresa” de Bernini é considerada uma das maiores obras de arte barroca de todos os tempos. O escultor italiano Gian Lorenzo Bernini criou essa obra entre os anos de 1645 e 1652. A obra representa a Santa Teresa de Ávila, santa patrona da Espanha, em um momento de devoção extática. Ela é representada como se estivesse tendo um momento de profunda comunicação com Deus, deixando-se envolver por anjos.

A escultura é feita em mármore e possui alguns detalhes muito bem trabalhados como a expressão facial de Santa Teresa, o vestido em que ela está vestida, o anjo que segura um coração e o anjo que segura uma espada.

Endereço: Via Venti Settembre, 17

5) Igreja de Sant’Ignazio da Loyola

QUAL OBRA VER?

AFRESCOS DE ANDREA POZZO – esta obra é realmente impressionante. Andrea Pozzo é artista barroco italiano, fez esta obra-prima no ano de 1690 e usa uma impressionante técnica de pintura conhecida como perspectiva. Esta técnica, popularizada na época, cria a ilusão de que o telhado da igreja não tem fim, sugerindo que o espectador se posicione no meio da nave central para admirar a obra. O afresco é composto por uma série de elementos barrocos, como anjos, símbolos divinos e motivos religiosos.

Endereço: Via del Caravita, 8a

6) Basílica de San Pietro in Vincoli

QUAL OBRA VER?

ESCULTURA DE MOISÉS DE MICHELANGELO – esta escultura de mármore foi criada entre 1513 e 1515. A obra retrata Moisés do Antigo Testamento, sentado com o livro da lei em suas mãos e seu rosto e expressões mostram a força de seu caráter.

A obra foi inspirada nas passagens bíblicas descrevendo a Moisés que recebe as Tábuas da Lei no Monte Sinai. Moisés de Michelangelo foi amplamente elogiada por sua beleza e escultura perfeita. É um trabalho, considerado por muitos, uma obra-prima absoluta.

Endereço: Piazza di San Pietro in Vincoli, 4/a

7) Basílica Santa Maria della Pace

QUAL OBRA VER?

AFRESCO DE RAFFAELLO – esta obra de Raffaello, pintada do teto da igreja, é conhecida como “La Visione di Ezechiele” (A Visão de Ezequiel). É uma cena bíblica que mostra Ezequiel tendo uma visão de Deus no céu, acompanhado por quatro anjos, enquanto está ajoelhado numa nuvem.

O trabalho de Raffaello é considerado um exemplo magnífico da arte renascentista. Destaca a técnica de pintura a fresco, que ele empregou para criar o efeito de profundidade na pintura.

Endereço: Arco della Pace, 5

Roteiro das igrejas para otimizar o seu tempo em Roma:

Abaixo agrupamos as igrejas conforme a localização delas para otimizar o seu tempo na viagem.

1.º Dia:

  • Início no Vaticano visitando a Basílica de São Pedro e a Praça Central

Obs. Se você optar também por visitar os Museus do Vaticano (o que é imperdível na nossa opinião), deixe um dia só para o Vaticano e seus museus, pois os museus são bem extensos.

2.º Dia:

  • Basílica Santa Maria della Pace (próximo da Piazza Navona)
  • Igreja San Luigi dei Francesi
  • Igreja de Sant’Inazio de Loyola
  • Santa Maria del Popolo (próximo da Villa Borghese)

3.º Dia:

  • Igreja de Santa Maria della Vittoria
  • Igreja de San Pietro in Vincoli (próximo ao Coliseu)

Roma é decididamente uma cidade fora do comum tamanho é a sua beleza. Em todo o seu deslocamento pela cidade, você passará por praças com esculturas e fontes belíssimas, palácios e monumentos de valor histórico inigualáveis.

Gostou deste post? Quer saber tudo sobre Roma? Clique aqui e veja nosso guia prático da Cidade Eterna.

Ou quer mais dicas de onde ver obra de arte na Itália gratuitamente? Então, veja aqui onde conferir as obras do artista Banksy na Itália.

1 comentário em “7 igrejas onde ver obras de arte grátis em ROMA”

  1. Pingback: Venha conhecer Banksy! Uma das figuras mais intrigantes do mundo da arte marcou presença na Itália. - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *