Pular para o conteúdo
Início » 3 dicas para alugar carro na Itália: tudo o que você precisa saber

3 dicas para alugar carro na Itália: tudo o que você precisa saber

Se você está pensando em fazer uma viagem para a Itália, saiba que alugar um carro pode ser uma ótima alternativa, afinal, existem muitos roteiros incríveis nas estradas.

Publicidade

Alugar um carro na Itália te possibilita conhecer belezas arquitetônicas e naturais de norte a sul, como montanhas, patrimônios, vilarejos (cidades medievais), construções, ilhas e ruínas de tirar o fôlego.

Mas, se você está se preparando para isso, saiba que é importante conhecer alguns pontos antes de finalmente alugar um carro na Itália. Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas dicas e informações que você não deve deixar de lado.

alugar carro na itália
Foto – Fonte Pixabay

Alugar um carro na Itália: tudo o que você precisa saber

Existem algumas informações sobre pedágio, documentação e leis que precisam ser do seu conhecimento para que você consiga alugar um carro na Itália e curtir a sua viagem:

1) Documento de habilitação

Publicidade

Para conseguir alugar um carro na Itália e dirigir pelas estradas e cidades, você precisa ter alguns documentos, e o mais importante deles é a carteira de habilitação.

Somente a carteira de habilitação brasileira não é o suficiente, você precisa ter outros dois documentos obrigatórios para dirigir aqui, os quais são a Permissão Internacional para Dirigir (PID) e a Tradução Juramentada da CNH.

O primeiro documento você faz ainda quando estiver no Brasil, acessando o site do Departamento de Trânsito do estado brasileiro onde sua carteira de habilitação foi emitida, por aplicativo ou indo diretamente ao DETRAN da sua cidade.

Para se obter a PID, é fundamental que o requerente tenha uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. Ele funciona como um documento de um acordo feito entre diversos países.

Para fazer o pedido online, você deve se registrar no site do Detran, fornecer as informações necessárias e pagar pela emissão do documento em um banco ou casa lotérica.

Quando você tira a Permissão Internacional para Dirigir (PID), você passa a ter um documento traduzido em seis idiomas, aceito também em outros países além da Itália.

A Tradução Juramentada é a sua CNH traduzida para o idioma italiano, que vai servir para que você dirija pelo país e consiga alugar um carro na Itália. É indispensável apresentar a sua CNH brasileira junto a esses documentos.

Publicidade

2) Quais operadoras posso usar para alugar carro na Itália

Foto Pixabay

Alugar um carro na Itália é muito comum por conta das possibilidades de roteiros pelas estradas. Além disso, você consegue ter uma liberdade muito maior para fazer os seus próprios percursos no horário que preferir.

Você pode alugar um carro com algum site enquanto ainda está no Brasil ou então ir até uma locadora presencialmente para alugar o carro.

Uma ótima alternativa para achar boas tarifas é pesquisar em sites que façam comparação de preços de aluguel de carros entre as principais locadoras do país.

No site da RentCars você pode fazer esta comparação de preços e achar excelentes tarifas que funcionam muito bem na Itália.

Outras operadoras que você encontrará na Itália:

Europcar

Sixt

Hertz

Avis

Mesmo que existam diversas opções de locadoras pelo país, o mais recomendado é fazer o aluguel online do carro na Itália para economizar nas tarifas. Outra dica importante na hora de economizar é escolher a opção de devolução do carro na mesma cidade da qual ele foi retirado.

alugar carro na italia

Foto Pixabay

3) Pedágio nas estradas

A questão da cobrança dos pedágios na Itália funciona de maneira diferente do Brasil. Por lá, você vai notar que assim que entrar em uma estrada, terá um pedágio onde você irá retirar um bilhete indicando seu ponto de ingresso nesta rodovia.

Com isso, você vai percorrer a distância conforme a sua rota ou destino, e quando sair dessa estrada, vai passar por outro pedágio onde será feito o cálculo do percurso realizado conforme o bilhete que você entregar.

Nas praças de pedágio, todo o atendimento é self-service. Mas não se desespere, em caso de problemas é possível ter um atendimento de um operador através do totem onde se faz o pagamento do bilhete.

O pagamento do bilhete pode ser feito com cartão de crédito ou dinheiro. Também é possível pagar através do Telepass que seria o equivalente ao sistema Sem Parar no Brasil e existem passagens exclusivas destinadas aos clientes desta modalidade.

Atenção:

Muito importante é saber se o plano que você escolheu para alugar seu carro está incluso ou não o pedágio.

Mas, é válido lembrar que nem todas as rodovias são pagas, sendo preciso observar as placas, onde as autoestradas que são pagas, possuem uma sinalização pela letra A, e as super estradas, que não são pagas, são sinalizadas com as letras SS.

Outra opção para se locomover entre as cidades italianas que é muito vantajosa é viajar de trem. Saiba tudo clicando aqui.

Mas o seu sonho é viajar de carro pelas estradas italianas e já decidiu alugar um? Então, que tal alugar um carro que é pura tradição italiana? O FIAT 500! Mas antes venha conhecer sua linda história clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *