Pular para o conteúdo
Início » Argegno – venha conhecer este lindo e charmoso burgo de origem romana.

Argegno – venha conhecer este lindo e charmoso burgo de origem romana.

Argegno é um burgo italiano localizada na província de Como, da região da Lombardia, com cerca de 680 habitantes, e se localiza a 20 km da cidade de Como, nas margens de um dos lagos mais famosos da Itália e do mundo.

Descobrimos por acaso este burgo. Depois de passar um dia de sol nas águas frescas e claras do lago, resolvemos tomar um café e um “gelato” para aliviar o calor (aqui o verão pega pesado). Logo depois, nossa paixão em caçar tesouros nos levou a conhecer o interior deste burgo que é todo construído em pedra e muito original.
Publicidade

Acredita-se que esta antiga cidade romana, remonta ao século V a.C.. A origem romana da cidade é atestada por alguns achados de pedra tumular, cujas inscrições se referem ao cônsul Publio Cesio Archigene. Em 1335 Argegno foi entregue junto com todas as comunas de Como aos senhores de Milão e tornou-se propriedade dos Visconti.

Burgo Argegno
Ponte Romana - Fonte Pixabay

Pigra

De Argegno você pode fazer um incrível passeio de teleférico até Pigra com 881 metros de altura, localizado em um platô que oferece magníficas vistas panorâmicas do Lago Como.

Lá em cima também existem várias trilhas de montanha para quem curte o trekking e certamente você terá uma das vistas mais belas do Lago de Como.

Publicidade

Descobrindo Argegno

A cidade é dividida pelo rio Telo através de uma antiga ponte de pedra chamada Ponte Romanico. Ali, ao lado da ponte, existem alguns cafés (ou melhor, “bares”, em italiano os cafés são chamados de bares), com mesas externas, o que rende ali cantinhos mais que sugestivos para você apreciar toda esta beleza.
Foi construída na entrada do Vale Intelvi, vale que liga o Lago di Como com o Lago de Lugano, na Suíça. Antigamente, estava inserido num esquema defensivo do lago de Como para impedir a passagem de invasores externos e obteve sucesso em várias ofensivas.

Arquitetura de Argegno

A cidade é formada por casas pitorescas de pedra da Idade Média conectadas por ruelas e escadarias que te convidam a entrar na história e esquecer por alguns minutos as grandes cidades do mundo contemporâneo.
Hoje com uma pequena estrutura comercial às margens do lago, é uma das cidades mais frequentadas da região por terem ali na costa um ótimo ponto de apoio como pequenos hotéis, cafés e restaurantes. Este vale ainda oferece ótimos programas para prática de esporte como trilhas com diversos itinerários, mountain bike, equitação, natação, parapente e outros.

Pontos de interesse de Argegno:

- Santuario de Sant'Anna

Publicidade

Uma das maiores atrações em Argegno é o Santuário de Sant’Anna, um edifício do século XVIII que preserva preciosos estuques e afrescos daquele período. Este santuário foi construído em homenagem a Santa Ana, padroeira dos pescadores, que aqui permaneceu durante sua juventude e a lenda diz que ela até abençoou as águas com um milagre. 

- Igrejas Barrocas

Os visitantes podem encontrar muitas igrejas em Argegno e arredores, construídas em estilo barroco italiano e dedicadas a vários santos como San Martino, San Pietro e Paolo ou San Giovanni Battista

- Artesanato

Quando se trata de artesanato, cada cidade desta região tem algo especial a oferecer. Entre algumas das mais renomadas famílias produtoras destas obras estão Carloni di Scaria, Solari di Verna, Quaglio e Barberini di Laino Bregno di Osteno que aperfeiçoaram seus métodos ao longo de gerações através de muita dedicação. 

Seus ofícios vão desde a escultura em madeira, curtimento de couro, alfaiataria ou fundição em bronze, que muitas vezes se elevam a verdadeiras obras-primas retratando cenas de sua rica história ou do folclore local.

Concluindo:

Se você está procurando um lugar para relaxar e apreciar a história e a beleza da Itália, Argegno é o lugar perfeito para você. 

Além de ser pertinho de vários outros burgos ali mesmo no lago, que você pode visitar em poucas horas. Igrejas, casarões incríveis, jardins históricos e tudo muito bem cuidado e bem servido de hotéis, cafés e restaurantes. Tudo isso a aproximadamente a 1 hora e meia de Milão. Então, do que você está esperando?

Venha e visite!

Gostou de conhecer este burgo medieval? Então clique aqui e conheça outros 5 lindos burgos na Itália e que pouca gente conhece.

4 comentários em “Argegno – venha conhecer este lindo e charmoso burgo de origem romana.”

  1. Pingback: Se sinta na idade média: venha conhecer Palanzo - ALLA ITALIANA

  2. Pingback: Bellagio - uma das cidades mais lindas do Lago de Como - ALLA ITALIANA

    1. Obrigada. Ficamos super-felizes com sua mensagem. Isso nos motiva cada vez mais a melhorar nosso trabalho! Veja também nosso post sobre Bellagio. Outra cidade lindíssima do Lago de Como que vale muito a visita. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *