Pular para o conteúdo
Início » Asolo – a cidade medieval classificada como um dos burgos mais lindos da Itália

Asolo – a cidade medieval classificada como um dos burgos mais lindos da Itália

Asolo é uma linda cidade medieval (“borgo” em italiano ou “burgo” em português) construído entre muralhas do século XIV. Faz parte da região do Vêneto e está localizada entre as províncias de Treviso e Vicenza com 9.068 habitantes (senso 2017).

Publicidade

Pela sua beleza, arquitetura e história, faz parte do circuito “Borgo dei Borghi”, um conceituadíssimo título que o programa Kilimangiaro, televisionado pela RAI3, elege anualmente os borgos mais bonitos da Italia.

Por isso, te asseguro que é um dos destinos mais lindos que já visitamos. E não por acaso, concorre para ser a Capital da Cultura de 2024.

Asolo

Onde Asolo se localiza?

É um local que apesar de muito bonito, se pode visitar em meia jornada, o que te permite depois dar um pulo até Bassano Del Grappa (cerca de 14km). Se você estiver em Veneza, Asolo fica cerca de 1 hora e meia de carro.

Publicidade

Com muitos vinhedos, campos verdes e ainda com a muralha de pedra que o circunda, faz deste borgo um grande cenário para as suas fotos de viagem. Portanto, aproveite e abuse desta cidade para o seu cenário!

Publicidade

Conhecendo Asolo:

A praça central se chama Piazza Garibaldi e dela avistamos a Catedral Santa Maria Assunta, originária do século X (sofreu várias reformas, sendo que a última é do século XIX), o Museu Cívico que expõe peças arqueológicas e pinturas de um dos artistas mais importantes do Vêneto (Antonio Canova) e ainda o Castelo Di Asolo, que fica numa das partes mais altas da cidade.

Na época o castelo não estava aberto a visitação, mas subimos na Torre Cívica onde você tem a visão fascinante de 360º da região num contexto único. Imperdível!

Outro ponto de visitação é La Rocca di Asolo que é o símbolo da cidade. Uma fortificação militar que foi construída entre os séculos XII e XIII. É conhecida também como Rocca Braida.

Um burgo lindo e aconchegante:

Nas visitas que fizemos a Asolo, nossa filhinha tinha apenas 4 anos e me emocionou muito vê-la brincar e correr imersa naquele cenário com tanta história e beleza.
Para mim foi um dos destinos mais surpreendentes da época em que morávamos no Vêneto.

E quem mora lá sabe disso, viu! Exibem-se nas suas janelas medievais com lindas floreiras coloridas que vemos por toda a cidade.

Muitos ciclistas fazem dali um ponto de encontro ou de descanso para um aperitivo para depois seguirem seus caminhos. Nada mal, hein? Já flagramos também um casamento onde uma modesta Rolls Royce conversível esperava os noivos num dia maravilhoso de sol. Presenciamos cenas de filme!!

Produtos típicos da região:

Os produtos típicos da região são: bigoli in salsa (um tipo de massa), pratos a base de peixe e pasta e fagioli. A Pinza Asolana é um dos doces típicos feito com farinha de polenta, uva-passa e figo. Em outras versões deste doce encontramos também com pinole, rum e grappa (bebida de alta concentração alcoólica típica do Vêneto).

Asolo é uma cidade para você andar tranquilamente pelas ruas de pedra, descobrindo as vielas, admirando os apartamentos com suas janelas coloridas e as lojinhas de produtos regionais. Sentados num café, e assistir o movimento lento da cidade, ficamos imaginando como teria sido a vida aqui nos tempos em que nestas ruas circulavam grandes escritores, intelectuais, artistas italianos e estrangeiros.



A cidade de Asolo é uma joia entre tantas outras escondidas na Itália. Em Asolo você pode explorar a rica cultura e história da região, enquanto desfruta de paisagens verdadeiramente deslumbrantes. Portanto, não deixe de incluir esta linda cidade em seu roteiro e se encantar com suas belezas naturais.

Gostou de conhecer este burgo? Então clique aqui e conheça mais 05 cidades medievais italianas que selecionamos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *