Pular para o conteúdo
Início » Bellagio – uma das cidades mais lindas do Lago de Como

Bellagio – uma das cidades mais lindas do Lago de Como

Bellagio é conhecida como a pérola do Lago De Como, neste burgo fascinante você encontrará a beleza natural do lago, passeios culturais, restaurantes renomados e lojas de luxo. Um burgo realmente para não deixar de visitar.

Publicidade

Aqui a história e o requinte andam lado a lado. Vai perder?

Antigo vilarejo de pescadores cujo nome significa “belo lago”é uma cidade para caminhar. Por isso vá preparado! É cheia de ladeiras de pedra e ruelas que te atraem como se tivessem poderes magnéticos. A sua origem e fama é do tempo dos romanos e a sua posição estratégica o impulsionou a um spot diferenciado.

Bellagio
Bellagio

Onde fica Bellagio?

Bellagio é uma comune italiana da província de Como, na Lombardia. Com aproximadamente 3.611 habitantes (senso do ano de 2020), se localiza exatamente onde o lago se divide em dois, ou seja, onde os três braços fluviais do lago se encontram, formando no mapa o desenho de um “Y” invertido e dividindo o lago nos ramos de Como e de Lecco.

Publicidade

Famílias riquíssimas e super-influentes italianas como os Visconti e Sforza, já faladas aqui no blog, assim como as famílias Stanga e posteriormente Sfrondati, entre outras, construíram ali vilas e palácios que foram se ampliando e se modernizando ao longo dos anos.

À partir do século XVII e em especial no século XIX, Bellagio ganha lindíssimas vilas nobres e com parques estupendos, como a Villa Giulia, a Villa Melzi e o luxuoso Grand Hotel Villa Serbelloni.

Este hotel construído em 1850, atraiu na Belle Èpoque, a nobreza européia impulsionando Bellagio num dos destinos de férias mais famosos da Europa.

Publicidade

Um lindo passeio próximo de Milão:

Vale à pena um bate-e-volta de Milão para passar o dia em Bellagio, pois fica a apenas 80 km de distância. Uma alternativa é você pegar um trem da estação central de Milão até Varenna, o que leva cerca de 1 hora e depois atravessar o lago de barco em mais ou menos 15min de travessia.

Bellagio foi a primeira cidade que visitamos no Lago de Como. Ficamos tão impressionados com a beleza da cidade que não queríamos ir embora. Tudo é lindo, charmoso e cheio de turistas por todos os lados. Já conhecemos várias cidades do lago, mas nenhuma é tão linda como esta. Portanto, durante o seu passeio pelo lago, se tiver que escolher uma cidade como ponto de descanso, para almoçar, escolha Bellagio que com certeza será a escolha mais assertiva.

Quando ir?

Sem sombra de dúvidas, na primavera. Os jardins das vilas (as antigas mansões que hoje muitas delas são abertas ao público), ficam ainda mais deslumbrantes. Uma vila excepcional que indicamos a visita, é a Vila Melzi (falamos dela mais abaixo).

Pontos de Interesse:

Passear pelo centro antigo, almoçar em dos lindos restaurantes (ali na cidade não vimos jardins que permitam fazer pic-nic) e depois ainda, caminhar na beira do lago, já é um passeio completo. Mas você pode ainda enriquecer sua experiência:

Villa Melzi:

Há quem diga que vale à pena visitar Bellagio só para ver os jardins da Villa Melzi. A Villa está ligada a figura do milanês Francesco Melzi d’Eril que se tornou vice-presidente da República Italiana na era napoleônica (1.802 a 1.805).

A vila era sua residência de verão e para a construção do parque, ele chamou uns dos criadores do parque de Monza, Luigi Canonica que se associou ao Luigi Villoresi para a construção desta vila.

Vale lembrar que Luigi Canonica foi arquiteto da corte francesa e por isso foi chamado por Napoleão Bonaparte para o parque da Villa Reali di Monza. Portanto, luxo dos luxos e imperdível !

Parco di Villa Serbelloni:

O parque é gigantesco! São 18 km de ruas e trilhas. Atenção: a história do parque não tem nada a ver com a do hotel de mesmo nome, pois são de épocas totalmente diferentes.

A vila é reconstruída em 1489 por Marchesino Stanga, amigo de Ludovico “Il Moro” de um antigo castelo do século XI, o qual se vê ruínas até hoje. Ela está localizada num ponto-chave de Belaggio e quem a possuía, havia o controle do lago e das taxas de trânsito.

Depois de um incêndio, a família Sfrondati a reconstruiu e a fez como se pode ver hoje. A vista é umas melhores, pois se vê os dois ramos do lago, Lecco e Como. Hoje pertence a Fundação Rockefeller de Nova York.

Suas vielas e suas escadas em pedras são perfeitos sets cinematográficos, não por acaso que foram ali filmados os filmes “Rocco and His Brothers” (1960) e “Once Upon a Time in America”, com Robert De Niro (1984).

Concluindo:

Bellagio é um destino que você pode visitar em poucas horas. Muitas pessoas, vem de Milão e fazem o “day trip”, como sugerimos acima, ou ficam alguns dias por aqui aproveitando para conhecer várias outras cidadezinhas lindas e interessantes ao redor. Só a estrada costeira já é um deslumbre, e nos dias de sol, o colorido das águas com as cores das casas nas montanhas, são cenas cinematográficas.

Certamente, serão dias de muitas descobertas.

Quer conhecer outra cidade super especial e charmosa do Lago de Como, conheça Argegno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *