Pular para o conteúdo
Início » Cartellata! Faça este delicioso doce pugliese que é impossível comer um só.

Cartellata! Faça este delicioso doce pugliese que é impossível comer um só.

Puglia

A Cartellata é um doce natalício pugliese, ou seja, típico da região da Puglia e mais tradicional ainda na área de Bari, sul da Itália.

Publicidade

Estávamos em busca de uma receita de doce bem típica da Itália, mas que fosse tradicionalmente feito na época de natal. Foi então que lembramos de uma amiga querida pugliese, e é claro que fomos perguntar a ela qual seria este doce tradicional italiano.

Ela, nascida na Puglia, subitamente me respondeu com o nome deste doce – Cartellata! Soube que o natal sem este doce, é como se não fosse o natal para eles e que sua “nonna” é quem os preparava para toda a família. Dias depois, ela nos presenteia com um pote cheio deles e pude saborear o que já sabia que era bom! Ser presenteada com uma receita caseira, é uma bela demonstração de carinho, não é mesmo? Faça você também!

Cartellata – doce típico da Puglia:

Cartellata pugliese
Doce italiano – Cartellata

A Cartellata é um doce tradicional italiano da região da Puglia, como mencionamos acima. Este amado doce, é popular por alguns motivos: é crocante, doce e mergulhado em Vinocotto, um tipo de xarope doce feito do mosto das uvas. Este doce sempre esteve presente em ocasiões especiais, sendo uma das sobremesas mais populares na Itália.

Publicidade

A origem da Cartellata pode ser milenar, pois uma pintura rupestre do século VI a.C. encontrada perto de Bari, retrata uma cena onde doces muito semelhantes a este estavam sendo preparados como oferendas aos deuses.

Publicidade

A receita da Cartellata foi transmitida de geração em geração e, pouco antes das férias de fim de ano, em todos os lares da Puglia, o cheiro e o aroma da Cartellata são sinônimos do Natal que se aproxima.

O que é Vinocotto?

O vinocotto é um tipo de condimento italiano feito com vinho tinto reduzido até se transformar em uma consistência mais espessa e concentrada, tipo um xarope. Ele é usado principalmente na culinária italiana, mas também pode ser encontrado em receitas de outros países.

Para fazer vinocotto, é preciso levar um vinho tinto de boa qualidade ao fogo em uma panela e deixar ferver até que ele reduza e engrosse. Isso pode levar de algumas horas a vários dias, dependendo da quantidade de vinho e da consistência desejada. Alguns tipos também podem ser feitos com a adição de açúcar ou outros ingredientes, como especiarias, para dar mais sabor e complexidade.

Este é geralmente usado como um condimento para temperar carnes, especialmente carnes vermelhas, mas também pode ser usado em outras receitas, como em molhos para massas ou em marinadas para carnes e legumes. Ele também pode ser usado como um ingrediente em sobremesas ou em compotas.

Vamos à receita?

Porção: 28 unidades aprox.

Facilidade: média

Tempo Estimado de Preparo: 30 minutos

Cartellata: doce típico da Puglia

Ingredientes:

  • 30 gramas de azeite de oliva extra-virgem
  • 115 gramas de vinho branco
  • 330 gramas farinha de trigo tipo “00”
  • 300 gramas de vinocotto
  • Óleo de amendoim (para fritar)

Modo de Fazer:

  • Começamos a preparar a Cartellata Pugliese iniciando pela massa
  • Coloque em uma panela media o óleo e o vinho branco. Deixe esquentar a uma temperatura aproximada de 35 graus
  • Em uma tigela coloque a farinha e despeje a emulsão de óleo e vinho no centro da farinha peneirada
  • Misture tudo e amasse até obter uma massa firme. Envolva a massa no papel filme e deixe descansar em temperatura ambiente por volta de 30 minutos
  • Passado o tempo, pegue a massa e a abra com rolo, ou na máquina, deixando-a com uma espessura aproximadamente de 2 mm.
  • Com um cortador de massa dentado, corte retângulos com cerca de 25 cm de comprimento e 4 cm de largura. Com a ponta dos dedos una as extremidades da massa a cada 4 cm; depois enrole-o em espiral, apertando alguns lados para mantê-lo unido. Aperte bem a massa para selá-la, caso contrário as elas podem abrir enquanto cozinha: para facilitar, molhe a ponta dos dedos com água.
  • Deixe as massas secarem sobre o papel manteiga por cerca de 5 horas antes de fritá-las. Se preferir, pode deixar secando de um dia para outro.

1 comentário em “Cartellata! Faça este delicioso doce pugliese que é impossível comer um só.”

  1. Pingback: Frittella - um dos doces mais adorados da Itália e não só no carnaval - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *