Pular para o conteúdo
Início » Cassinetta di Lugagnano e Robecco Sul Naviglio – 02 lindas cidades históricas para você conhecer do lado de Milão

Cassinetta di Lugagnano e Robecco Sul Naviglio – 02 lindas cidades históricas para você conhecer do lado de Milão

Palazzo Archinto

Talvez estes dois destinos foram uns dos que nos impulsionaram a escrever sobre a Itália. Sabemos que esse país é rico de história e cheia de belezas que todos conhecem. Porém, existem tesouros como, por exemplo, lindas cidades históricas que não iríamos se não fosse a nossa curiosidade ao sair de carro por aí no meio das plantações de milho e arroz, tão comuns por esta região, abertos a descobrir o que ninguém nos contou.

Publicidade

Dois borgos que se ligam pelo canal do rio Naviglio Grande, circundados de lindas vilas construídas entre os séculos XV e XVIII conhecidas como “Ville di Delizia” ou Vilas de Prazer.

Estas vilas foram construídas muitas vezes como casas de veraneio dos nobres de Milão e têm em comum o acesso direto ao rio Navigli, já que as famílias chegavam por barcos, e atracavam diretamente no acesso de suas casas. Distantes 5 minutos de carro de uma para outra, ou, 8 min de bicicleta, pela ciclovia ao longo do rio, a visita destas cidades históricas é um roteiro de poucas horas.

Cassinetta Di Lugagnano

Cassinetta Di Lugagnano:

Cassinetta e Lugagnano eram 2 cidades distintas situadas em lados opostos do rio Naviglio e ligadas por uma ponte. A parte mais antiga é a de Lugagnano, que se localiza na margem direita do rio, sendo do período romano. As cidades desenvolvidas ao longo do rio Naviglio têm as suas histórias ligadas diretamente ao rio, pois o mesmo representou por séculos um importante canal de ligação e transporte com Milão.

Publicidade

Hoje Cassinetta di Lugagnano, com seus 1.900 habitantes, faz parte da “Associação dos Borgos Mais Belos da Itália”. É uma Associação que nasce da necessidade de recuperar e valorizar o grande patrimônio de história, arte e cultura presente nas pequenas cidades históricas italianas. Portanto, se tem a placa com esta classificação, pode ter certeza que ali você achou um tesouro.

Ponto de Interesse:

Villa Visconti Castiglioni Maineri:

Esta vila de Cassinetta, na época, foi toda pintada de amarelo, cor da moda do estilo neoclássico, e com uma planta em “H” distribuído em 3 andares, esta propriedade da família Visconti foi construída em 1392 com eixo principal ao longo do rio Naviglio. No pôr-do-sol ela fica mais esplendorosa, parece brilhar.
cidades históricas
Ao lado dela foi edificada a capela, composta apenas em 2 ambientes; uma aberta ao público com acesso pela rua e outro ambiente com o altar.

O jardim interno desta vila é disposto em dois pavimentos; o primeiro, em estilo italiano, tem um espaço central onde ocorria apresentações de espetáculos teatrais, e o segundo, em estilo inglês, possui um gramado belíssimo com anfiteatro e até pomar.

Visitando Cassinetta vê-se a suntuosidade e imponência desta vila tão antiga, mas ainda linda e conservada.

Publicidade

São produtos típicos dessas cidades históricas:

O arroz tipo Canaroli e o queijo gorgonzola DocG. Com estas duas maravilhas, claro que o prato mais tradicional é o risoto com gorgonzola. Podia ser diferente?

Por Cassinetta e Robecco passa o anel ciclável com 200 km de extensão, composto por estradas asfaltadas de pouco tráfego, trechos de terra (para deixar mais emocionante) e ciclovias que margeiam o Parque Ciclo turístico de Navigli.

Este trajeto é muito explorado para treino de ciclistas que quando você os encontra, todos aparamentados com uniformes completos, você tem a certeza que encontrou um ciclista de nível “Giro da Itália”. Realmente, é um esporte que eles levam a sério.

Robecco Sul Naviglio:

Da época romana, Robecco Sul Naviglio é uma comune italiana de 6.757 habitantes situado a 25 km de Milão que coleciona às margens do rio Naviglio importantes obras arquitetônicas, herdadas na maioria das famílias milanesas Visconti e Sforza.

Pontos de interesse:

São várias as vilas que deixaram suas marcas por estas margens do rio e destacamos aqui as mais importantes e de mais fácil acesso, além da ponte super charmosa que ligam as duas margens do rio.

Ponte Pedonale sul Naviglio Grande:

Esta ponte é de 1842 e tem uma estrutura simples, mas sua localização a faz parecer num cenário de filme. Ela liga a via de pedestres, que margeia o canal com alguns bares e cafés, ao outro lado onde se localiza a lindíssima Villa Gaia e o Palazzo Archinto, os quais falaremos adiante.

Palazzo Archinto:

Ou também conhecido como “Il Castello” (O Castello), devido às duas torres que possui e seus encoronamentos, foi construído no início do século XVIII pelo senador Felippo Archinto. A família possuía diversas propriedades em Robecco, e o projeto original do castelo era muito maior do que se vê hoje.

Originalmente o projeto previa uma planta em forma de “H” e com cinco andares. Alguns acham que a vila chegou a ser inteiramente construída, mas demolida após realizar ali uma grande festa. Os materiais da demolição seriam usados num outro palácio de Archinto em Milão. Hoje parte do castelo é sede da biblioteca municipal de Robecco, e nos andares superiores, apartamentos residenciais.

Bom, se a vila já foi muito maior do que é hoje ou não, não sabemos, mas o que é incontestável é a beleza que o prédio traz para as margens do Naviglio.

Villa Gaia:

Esta vila é um dos primeiros e mais significativos exemplos de residência “extraurbana” na região Milanesa. À beira do rio Naviglio e ao lado do “Castelo Archinto”, é um complexo construído nos anos de 1400 (sec. XIII) e apresenta ainda características desta época.

Com arcos e afrescos que decoram a fachada e um amplo pátio interno, era o local onde Ludovico il Moro vinha para se divertir nas suas viagens de caça, ainda conserva ao seu interno, obras, mobiliários e ornamentos do Renascimento até os anos de 1700. Neste lugar fascinante vimos acontecer uma festa de casamento com pouquíssimos e privilegiados convidados, em plena luz do dia.

Cenas de filme onde os noivos abusavam do cenário rico que tinham ao entorno para o álbum de fotografia. Portanto, se você pensa um dia em fazer a sua festa de casamento nas lindas cidades históricas da Itália, ou qualquer outro tipo de evento, este é um lugar altamente recomendável.

https://www.villagaiagandini.it/

Villa Gromo Ternengo:

Um dos principais exemplos barroco lombardo, esta vila com 16 hectares de parque é de grande valor histórico e cultural. Data da época romana e à partir do século XV, tornou-se propriedade da família Pietrasanta, que a fortificaram com 2 torres de defesa, as quais não existem mais. Este é outro local onde sua festa será inigualável a qualquer outra já vista.

https://www.villagromo.it/

Vila Gromo Ternengo

Gostou de conhecer estas incríveis cidades históricas italianas? Entao, clique aqui e venha conhecer Bellagio. Outra charmosíssima cidade medieval situada as margens do Lago de Como.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *