Pular para o conteúdo
Início » Castagnaccio – doce italiano feito de castanha portuguesa tipico da região da Toscana

Castagnaccio – doce italiano feito de castanha portuguesa tipico da região da Toscana

doce-italiano-castagnaccio

O Castagnaccio é um doce italiano tradicional da cozinha Toscana, a base de farinha de castanha portuguesa. Perfeito para concluir um delicioso almoço ou jantar de outono. 

Publicidade

Não tão atraente visualmente como outras sobremesas, ele tem a capacidade de surpreender com seu sabor e textura devido a sua crosta externa crocante, núcleo interno úmido e compacto e o aroma inconfundível do alecrim. 

Para saborear e apreciar este doce italiano único, você não precisa nem de ovos, e nem de manteiga. Tudo o que será necessário é a farinha de castanha, pouco açúcar, água, óleo, pinoli e algumas uvas-passas reidratadas.

castanha portuguesa
Preparaçao das castanhas portuguesas no fogo - Pixabay

Como fazer o doce italiano Castagnaccio?

Para prepará-lo, basta misturar todos estes ingredientes em uma tigela até formar uma pasta homogênea de consistência média que deve ser despejada em um refratário. 

Publicidade

Neste momento, podem ser adicionados guarnições adicionais, como algumas nozes e frutas secas extras, juntamente com algumas folhas de alecrim recém picadas, antes de finalmente serem colocadas no forno pré-aquecido a aproximadamente 180°C por cerca de 40 minutos. Ou até que pequenas rachaduras comecem a se formar na superfície indicando que está totalmente cozida.

O Castagnaccio é uma daquelas raras sobremesas que podem ser servidas tanto quente como fria por si só ou com frutas da estação como maçãs e peras.

Como a farinha de castanha tem baixo teor de glúten, é importante não misturar demais a massa, caso contrário, ela se tornará muito densa, resultando em uma textura pouco encorpada, o que não é desejável.

Além disso, se você quiser uma camada externa ainda mais crocante, sinta-se livre para adicionar mais óleo para um sabor mais rico, embora tenha em mente que fazer isso reduzirá seu nível de doçura, já que não há muito açúcar.

Preparar um delicioso Castagnaccio é fácil e pode ser feito em pouco tempo com os ingredientes necessários. De todas as variantes desta receita, os únicos elementos que não podem ser deixados de fora são a farinha de castanha, a ser escolhida rigorosamente de excelente qualidade, e uma forma baixa, de não mais de 2 cm de altura.

Origem da Castanha Portuguesa

O castanheiro é uma árvore muito antiga, sendo alimento de grande importância calórica ao homem pré-histórico. Não se sabe exatamente sua origem, mas muitos relatos dizem ser proveniente da Asia Menor. 

Na idade média era conhecida como “árvore do pão”, pois era um alimento rico e muito consumido. Esta árvore tem um crescimento muito lento, sendo que começa a dar frutos a partir do 25 / 30 anos de idade.

Publicidade

Aqui na Europa ela começa a dar seus frutos em outubro, portanto é um fruto tipico do outono, sendo comum encontrá-las nas feiras alimentares de rua. Faz parte da tradição italiana os “alpini”, tropa da velha guarda italiana do exército de montanha, preparar as castanhas direto no fogo.

O cheiro que fica no ar destas castanhas assadas, não tem igual e logo vem a sensação de aconchego mesmo diante do frio que começa a apertar.

Quais os benefícios da Castanha Portuguesa?

castanha portuguesa outono
Castanha portuguesa na casca - Fonte Pixabay

Uma característica única destas nozes é que são compostas principalmente de carboidratos, em contraste com outros tipos de sementes e nozes, que são ricas em calorias, proteínas e gordura. A composição nutricional da castanha portuguesa é semelhante à de outros alimentos que têm um teor mais alto de carboidratos, como batata-doce, milho, batatas e plátanos. 

A castanha portuguesa é uma boa fonte de vitaminas como a tiamina (B1), riboflavina (B2) e niacina (B3). Além disso, é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade com todos os oito aminoácidos essenciais: lisina; metionina; leucina; fenilalanina; valina; treonina; triptofano; e isoleucina.

Ela também oferece inúmeros benefícios à saúde devido ao seu conteúdo de fibras.

Além disso, esta noz é uma fonte de vitamina C que não só serve como um agente antioxidante que protege contra a ação dos radicais livres, mas também ajuda a fortalecer a imunidade. Finalmente, ela contém fitoesteróis que podem ajudar a diminuir problemas relacionados à inflamação, como artrite ou asma, já que bloqueiam algumas enzimas envolvidas em processos inflamatórios.

Porção: 8 pessoas

Facilidade: fácil

Tempo Estimado de Preparo: 45 minutos

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de castanha
  • 100 gramas de pinoli
  • 80 gramas de uva-passa
  • 40 gramas de azeite extra-virgem
  • 650 gramas de água
  • 01 ramo de alecrim fresco
  • 100 gramas de nozes
  • 05 gramas de sal 

Modo de fazer:

1. Inicialmente deixe as passas de molho em água fria por aproximadamente 10 minutos para reidratá-las

2. Pique as nozes grosseiramente e esfolhe o alecrim fresco

3. Passe a farinha de castanha na peneira

4. Adicione a água fria aos poucos misturando bem

5. Misture até chegar a uma mistura lisa e bem homogenea. Acrescente as nozes picadas e o pinoli inteiro, sem cortá-los. 

6. Escorra as passas e as acrescente a massa

7. Acrescente o sal e misture bem

8. Unte uma assadeira de aproximadamente 32 cm de diâmetro

9. Coloque a massa nivelando-a com uma espátula

10. Regue a massa com um fio de azeite de oliva e a leve para o forno pré-aquecido a 195 graus por 35 minutos

11. Quando a superfície formar uma crosta bem crocantante estará pronto o seu Castagnaccio.

Dica para decorar:

Se quiser, guarde uma parte do pinoli, das nozes, uva-passa e alecrim para polvilhar sobre o castagnaccio antes de enforná-lo.

Conservação:

O doce Castagnaccio se conserva a temperatura ambiente 3 a 4 dias no máximo. E não é aconselhado congelamento.

Para conhecer outra receita muito tradicional italiana clique aqui e aprenda a fazer o Salame de Chocolate.

2 comentários em “Castagnaccio – doce italiano feito de castanha portuguesa tipico da região da Toscana”

  1. Pingback: Crostata de Nutella - Receita com Nutella fácil e irresistível. - ALLA ITALIANA

  2. Pingback: Parmegiana Fit de Berinjela Grelhada - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *