Pular para o conteúdo
Início » Creme de Cenoura – uma receita rápida e fácil de fazer

Creme de Cenoura – uma receita rápida e fácil de fazer

creme de cenoura

Esta receita de Creme de Cenoura é um prato delicioso e ainda vegetariano, que pode ser consumida quente ou em temperatura ambiente. Para agradar a todos!

Publicidade

Conhecida aqui na Itália como “Vellutata di Carote” (carote em italiano quer dizer cenouras), é um prato leve, mas, ao mesmo tempo que sacia até aqueles que estão em dieta. Perfeito para o almoço ou para o jantar.

Os ingredientes principais do Creme de Cenoura são aqueles que geralmente temos em nossas cozinhas: cenoura, batata, cebola e alho. Mais um motivo para você provar esta receita. A batata dá mais consistência ao prato e devido ao seu amido, confere um creme mais aveludado.

Foto Pixabay

Veja como o Creme de Cenoura é nutritivo

A cenoura, em geral, podemos dizer que é um vegetal subestimado. O seu lugar é sempre de complementar outras receitas, ou na preparação de saladas, mas não assume um posto de ingrediente principal. Já repararam? Mas na realidade, este legume pode ser protagonista de muitas receitas requintadas.

Publicidade

Esta raiz possui vários nutrientes importantes. Rica em vitamina A, atua como antioxidante, ajuda na saúde da nossa visão e melhora a qualidade da pele, prevenindo o ressecamento e também na prevenção contra o câncer.

As vitaminas B, C e K, também são presentes nesse alimento, além dos sais minerais como Potássio, Cálcio, Sódio e Magnésio.

O Creme de Cenoura é uma sopa super fácil e rápida de preparar (a mais pura verdade, você prepara num piscar de olhos), que te surpreenderá. Vai querer fazer para você, para os amigos e para a sua família.

Inclusive, sabia que é uma das sopas que faz parte do menu das escolas aqui da Itália. Aqui é servido como primeiro prato e entra no cardápio de inverno nas escolas. Para ver como esta receita é apreciada por aqui e também pelas crianças.

Publicidade

Então, aproveite esta dica, e faça este Creme de Cenoura para os seus filhos também. Afinal, é uma receita saudável e cheia e vitaminas.

Prove você também!

creme de cenoura

Porção: 04 pessoas

Facilidade: fácil

Tempo Estimado de Preparo: 40 minutos

Ingredientes:

  • 1 kg de cenoura
  • 02 batatas médias
  • 01 cebola média
  • 03 dentes de alho
  • 1 litro de brodo vegetal (ou dado clássico, se preferir)
  • azeite a gosto
  • sal a gosto (apenas para corrigir caso tenha usado o dado que já salgado)
  • torradinhas para acompanhar

Modo de Preparo:

1. Leve o brodo para ferver enquanto prepara os legumes.

2. Descasque e corte as cenouras e as batatas em pedaços médios, a fim do cozimento ser mais rápido.

3. Corte a cebola em cubos e pique bem o alho, separe.

4. Assim que o brodo começar a ferver, acrescente as cenouras e as batatas.

5. Enquanto os legumes estão cozinhando, frite o alho e a cebola e reserve.

6. Quando os legumes estiverem bem macios, acrescente o alho e a cebola. Misture.

7. Leve tudo para o liquidificador e bata até obter uma textura encorpada. Se achar muito espesso, acescente um pouco mais de brodo, ou um pouco de água.

8. Quando o creme estiver bem homogêneo, volte o creme para a panela e sirva com um fio de óleo de oliva.

Dica:

Se não estiver preocupado com as calorias do prato, então, acrescente neste delicioso creme de cenoura o bacon fritinho ao servir. Renderá um sabor salgadinho que fará contraste com o adocicado da cenoura.

Você pode manter este creme em um recipiente hermético por até 5 dias na geladeira e ir esquentando no micro-ondas. Ou, se preferir, pode congelar e ir consumindo conforme sua vontade.

Gostou desta receita de Creme de Cenoura? Quer aprender outra receita vegetariana e bem italiana? Clique aqui e veja como preparar uma saborosa Torta de Legumes.

Ou aqui para outra receita leve e saudável como o Parmegiana Fit de Berinjela Grelhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *