Pular para o conteúdo
Início » Crostata de Nutella – Esta receita com Nutella é fácil e irresistível.

Crostata de Nutella – Esta receita com Nutella é fácil e irresistível.

Receita com Nutella

Primeiramente é bom dizer que: toda receita com Nutella tende a ser um sucesso!

Publicidade

A Nutella é um creme feito de avelã que é uma paixão dos italianos. E não só deles, não é mesmo? Vamos ser sinceros. É muito difícil encontrar alguém que não goste desta maravilha.

Aqui na Itália é normal o pãozinho recheado com Nutella ser servido em festinha de aniversário dos pequenos. Chega a dar impressão, que em festinhas de crianças, o pão com Nutella seria o nosso brigadeiro do Brasil. Ou seja, é batata que ele estará na mesa esperando pelos convidados.

Nutella
Foto Pixabay

Como surgiu a Nutella?

Já que é nossa paixão, então vamos conhecê-la melhor!

Publicidade

Após a Segunda Guerra Mundial, muitos produtos começam a ficar escassos e o cacau foi um deles. A empresa Ferrero, uma empresa familiar da cidade de Alba, localizada na região do Piemonte, Itália, criou uma solução engenhosa: uma pasta doce feita a partir das abundantes avelãs locais, combinadas com açúcar e apenas uma pequena quantidade de cacau.

Em 1946, esta pasta foi posteriormente moldada em blocos para ser fatiada e consumida no pão, dando assim origem ao Giandujot. Este era o nome de um personagem popular do carnaval da época.

Em 1964, o surgiu o SuperCrema, como uma versão melhorada do Giandujot. Uma pasta mais cremosa, portanto, mais fácil de espalhar no pão. A nova receita incluía mais cacau e uma pequena quantidade de óleo de palma.

Publicidade

Em que ano nasceu a Nutella?

Após vários anos de experimentação por Pietro Ferrero em seu laboratório, Nutella nasce vinte e cinco anos depois, em 1964, quando foi produzido o primeiro frasco deste creme único de avelã e cacau. Desde então, a Nutella se tornou um dos cafés da manhã mais queridos dos lares em todo o mundo.

avelãs-nutella
Avelãs – Fonte: Pixabay

Também é apreciada como um lanche a qualquer hora do dia ou como um ingrediente em várias receitas, como muffins, panquecas, crepes e bolos.

Além de ser incrivelmente deliciosa, a Nutella é feita com ingredientes de fonte sustentável como avelãs italianas de alta qualidade cultivadas sem irrigação artificial ou pesticidas, ajudando a manter seu alto padrão de qualidade, e mantendo o respeito pela natureza. Também é certificada como livre de glúten, o que a torna perfeita para todos que precisam seguir uma dieta livre de glúten.

Receita de Crostata de Nutella:

Porção: 10 a 12 pessoas

Facilidade: fácil

Tempo Estimado de Preparo: 01 hora

Ingredientes Massa:

  • 02 ovos
  • 100 gramas de óleo
  • 150 gramas de açúcar
  • 30 gramas de cacau em pó
  • 350 gramas de farinha de trigo
  • 100 gramas de amêndoas moídas
  • 07 gramas de fermento em pó

Ingredientes Creme de Nutella

  • 250 gramas de Nutella
  • 200 gramas de creme de leite fresco
  • 80 gramas de ricota fresca
  • Frutas vermelhas ou amêndoas para decorar (a escolher)

Modo de Fazer:

1. Começamos esta deliciosa receita com Nutella untando uma assadeira redonda com manteiga e farinha. Reserve.

2. Bata bem os ovos e acrescente o açúcar e o óleo. Misture bem estes três ingredientes com um fuet.

3. Adicione a farinha gradualmente e vá mexendo bem. Depois acrescente o cacau, as amêndoas moídas e por fim o fermento. Neste momento, você já deve misturar a massa com as mãos. Se a ela ainda estiver grudando nas suas mãos, adicione um pouco mais de farinha. A massa deve ficar solta e homogênea.

4. Forrar com as próprias mãos o fundo da assadeira escolhida e corte as sobras das bordas com as pontas dos dedos. Estas sobras, posteriormente, você pode abrir com um rolo, cortar com forminhas e assar como biscoitos.

5. Numa outra tigela misturar com um mixer a Nutella, o creme de leite fresco e a ricota fresca. Não esqueça de descartar todo o soro da ricota, caso tenha.

6. Despejar este creme de Nutella sobre a massa e levar para assar por aproximadamente 30 minutos no forno pré-aquecido a 180 graus.

Para decorar a sua Crostata de Nutella, pode ser utilizado frutas vermelhas, como a framboesa, o que dará um lindo contraste de cores ou ainda lascas de amêndoas. Aproveite!!

Quer aprender outro doce italiano muito fácil de fazer e com uma apresentação de chef de cozinha? Clique aqui e conheça a receita de Panacota de Café.

1 comentário em “Crostata de Nutella – Esta receita com Nutella é fácil e irresistível.”

  1. Pingback: Panna Cotta de Café - aprenda a receita deste doce italiano de textura aveludada - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *