Pular para o conteúdo
Início » Frittella – um dos doces mais adorados da Itália e não só no carnaval

Frittella – um dos doces mais adorados da Itália e não só no carnaval

frittelle

A “Frittella” (ou “Frittelle” no plural), é um doce típico da região Friuli-Venezia-Giulia e do Vêneto, com origem no século XVIII, mas difundido em todo o norte da Itália. São pequenas bolinhas fritas de massa crocante e macia por dentro, geralmente feitas com uma mistura de farinha de trigo, ovos, leite, açúcar e um pouco de rum ou outro líquido destilado, como a grappa, por exemplo. Após fritas, as frittelle são polvilhadas com açúcar e, às vezes, também com canela.

Publicidade

Ela é muito popular na Itália durante a época do Carnaval. Também é muito presente nos parques de diversão, onde a Frittella é um dos doces preferidos das crianças e uma lembrança afetiva para muitos adultos que cresceram comendo esse doce em seus momentos de lazer. Portanto, a Frittella é um doce de grande valor afetivo para o povo italiano.

Elas são uma ótima opção para um lanche no final-de-semana reunindo a garotada em volta da mesa.

Variações da Frittella

Uma das suas variações é a “chiacchiere”, que também são conhecidas como “bugie”. É uma massa frita, polvilhada com açúcar e canela, e também populares durante o carnaval, quando são facilmente encontradas até nos supermercados.

Publicidade

A “chiacchiere” também é feita com uma mistura de farinha de trigo, ovos, açúcar e um pouco de vinho branco, cortada em tiras, antes de ser frita e polvilhada com açúcar.

Publicidade

Ainda pode-se acrescentar raspas de limão à massa, criando um sabor mais cítrico.

Receita Original da Frittella

A receita original da frittella era muito simples, apenas farinha, açúcar e ovos, mas com o tempo, vários ingredientes foram adicionados para dar um sabor mais original. Hoje em dia é comum incluir passas, casca de laranja ou casca de limão dentro da rosquinha frita, polvilhados com açúcar, canela ou baunilha. Estes ingredientes extras dão a frittella um aroma excepcional, sendo impossível comer um só. Nos parques ainda é comum encontrar a versão com nutella.

doce-italiano-fritella
Fritella – Fonte: Pixabay

A frittella é normalmente servida quente, mas também pode ser servida com um pouco de sorvete por cima! É uma receita tão simples e tão gostosa que não é de se admirar que este doce tenha permanecido popular ao longo dos séculos. Então, se você viajar para a região da Friuli-Venezia-Giulia, ou Vêneto, durante a época do carnaval, não se esqueça de provar a frittella!

Porção: 04 pessoas

Facilidade: fácil

Tempo Estimado de Preparo: 35 minutos

Ingredientes:

  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 50 gramas de açúcar
  • 01 ovo
  • 120 ml de leite
  • 18 gramas de fermento em pó
  • 02 colheres pequenas de rum
  • 11 gramas de baunilha
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar
  • óleo para a fritura

Modo de Fazer:

  • Coloque em uma tigela a farinha, a baunilha e o açúcar. Misture e faça um buraco no centro para acrescentar o ovo
  • Misture agora com o ovo e amasse bem, acrescentando o fermento
  • Coloque o óleo para fritura na panela para esquentar
  • Pegue a massa com uma colher e com a ajuda de outra colher, derrame a massa no óleo quente
  • Coloque poucas bolinhas por vez
  • Frite no fogo médio para cozinharem bem no seu interior e não ficarem cruas, até ficarem douradas
  • Após as bolinhas estarem fritas, polvilhe o açúcar de confeiteiro e, se preferir, misture neste açúcar um pouco de canela.

Concluindo, as frittelle são uma opção versátil e saborosa para reunir a família em torno da mesa. Com receita simples e ingredientes que sempre temos em casa, é possível prepará-las rapidamente na nossa cozinha e desfrutar de um lanche diferente.

Ah! Lembre-se que você pode usar sua criatividade e recheá-las com diversos ingredientes deliciosos como o chocolate ou geléias de frutas. Então, não perca esta oportunidade de criar momentos especiais com seus filhos ou amigos, e experimentar esta receita.

Quer conhecer outra receita de doce italiano também feita de massa frita, mas típico do natal italiano? Aprenda aqui a deliciosa receita da Cartellatta. Um doce muito conhecido no sul da Itália, na região da Puglia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *