Pular para o conteúdo
Início » Venha curtir a neve num autêntico vilarejo encravado Vale D’Aosta na Itália

Venha curtir a neve num autêntico vilarejo encravado Vale D’Aosta na Itália

A Itália possui muitas opções de locais para esquiar na neve, cada um com características próprias. Alguns dos destinos mais populares para esquiar na Itália incluem as regiões dos Alpes, nas Dolomitas, e o Vale D’Aosta.

Publicidade

Em termos de clima, a região das Dolomitas é conhecida por seu clima ensolarado e temperaturas mais amenas, enquanto a região do Vale D’Aosta tende a ser mais fria, e ter maior volume de neve. Vale ressaltar que as condições climáticas podem variar de ano para ano, portanto é sempre importante verificar as previsões antes de fazer planos para esquiar.

O Vale D’Aosta é uma região do norte da Itália que faz fronteira com a França e a Suíça, conhecida pelas inesquecíveis paisagens e excelentes condições para esquiar. É um dos destinos de esqui mais populares da Itália, com muitas pistas de alta qualidade e uma ampla gama de opções de hospedagem e restaurantes.

neve Itália
Foto Pixabay

Abaixo vamos conhecer Champoluc, um autêntico vilarejo do Vale d’Aosta, para você aproveitar tudo o que a montanha nevada tem para oferecer.

Por que escolher Champoluc para curtir a neve?

Publicidade

Se você está planejando sua fuga para a neve, e se pergunta por que escolher Champoluc para férias de inverno, então te asseguramos haver muitas boas razões! Confira abaixo:

Primeiro, vamos falar sobre as condições da neve. Champoluc é uma encantadora vila situada no Vale D’Aosta, com 1.568 m de altitude, nos alpes italianos, portanto, a neve é garantida. Sua intensidade pode variar ano após ano, mas nos últimos invernos foi excepcional, e as quedas de neve recordes significaram que Champoluc se tornou uma meca para esquiadores e snowboarders de todo o mundo.

Em Champoluc você encontrará menos lojas de souvenirs, e mais cafés autênticos e restaurantes locais. O vilarejo também tem fácil acesso a outras estações de alta altitude, como Gressoney e Valtournenche, para que você possa ter ainda mais opções para seus dias de esqui.

Publicidade

E não só no frio, Champoluc é também um destino fantástico para atividades fora dos meses de inverno, com belas paisagens e uma gama de atividades oferecidas, incluindo caminhadas, escaladas e ciclismo.

O que ver em Champoluc?

  • Parroccia di Sant’Anna – século XII
  • Parco Pian Villy – parque para um almoço ao aberto enquanto as crianças descobrem fadas e gnomos escondidos entre as árvores ou cobertos pela neve
  • Parque Avventura Champoluc: é um parque diferente com um percurso acrobático, feito nas alturas, com 30 atividades compostas por plataformas, pontes e escadas de todos os tipos que conectam as árvores entre si. http://www.parcoavventurachampoluc.com/
  • Passeio com bonde na neve entre Champoluc a Frachey: o bonde possui amplas janelas panorâmicas, portanto é um passeio aconselhável mesmo para quem não vai esquiar.
  • Parquinho para crianças na neve: em Zona Crest, você encontrará este parquinho com brinquedos infláveis, cama elástica e diversos brinquedos adequados para o menores.
  • Visitar o Centro Bessere Terme Monterosa: o centro oferece sauna, massagens, tratamentos de beleza e hidromassagem. Atenção: a reabertura do centro está programada para o dia 2 de dezembro de 2022. O centro benessere está localizado em Champoluc, aos pés da geleira Monte Rosa. Visite o site e confira a disponibilidade do centro na época da sua viagem. https://laviadelleterme.it/
  • Exposição Artesanato: visitar a exposição permanente de artesanato tipico no centro histórico
  • Percursos com raquetes de neve e montanhismo de esqui: as raquetes de neves são uma atividade em crescimento contínuo. E em Champoluc esta opção de esporte é muito valorizada. São vários os percursos que você pode fazer com paisagens de tirar o fôlego e descobrir a fauna local.

Continuamos com as atividades sem esquis ou snowboards. As raquetes de neve são uma atividade crescente e em Champoluc são apreciadas por muitos. As rotas com raquetes de neve em Champoluc são realmente numerosas e com paisagens fantásticas. Entre as rotas recomendadas destacamos:

Deliciosas opções de pratos típicos regionais:

A gastronomia em Champoluc representa a história do território Alpino e sua identidade. Vários restaurantes do agroturismo oferecem o menu a km Zero. Isso quer dizer, os pratos são preparados com produtos provenientes do território como, queijos, carne bovina local, batata, ervas aromáticas e polenta.

Um prato que é uma especialidade local em Champoluc, é a Raclette. Sua origem é da idade média e sempre foi muito consumido pelos pastores nesta região dos Alpes. Consiste em queijo derretido, geralmente o emmental suíço, servido com batatas cozidas, legumes variados e frios mistos.

raclete Itália
Raclette – Foto Pixabay

Onde comer a Raclette?

Deixamos aqui uma dica de restaurante em Champoluc muito bem avaliado onde você pode degustar este prato típico. Só não esqueça de reservar antes.

. Ristoranti Le Petit Coq

A proximidade de Zermatt – Suíça:

Zermatt é um local muito popular da Suíça para esquiar no inverno e fica a uma curta distância de carro ou de trem da Champoluc. Lá você também pode desfrutar de algumas das melhores pistas de esqui do mundo, com acesso ao Matterhorn Glacier Paradise e ao Breithorn.

zermatt suíça
Zermatt Suíça – Foto Pixabay

Também poderá visitar o belo mirante, conhecido como Cogwheel Train, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Conclusão:

Champoluc é um destino de inverno fantástico para todos os que amam o esqui e os esportes de neve. A alta altitude do vilarejo e a consistente queda de neve, fazem com que as condições sejam ótimas, e é uma alternativa mais silenciosa e relaxante.

Se você está sonhando com picos cobertos de neve, chalés aconchegantes de montanha e declives que se estendem por quilômetros, então a vila alpina italiana de Champoluc é o lugar para você.

Links úteis:

. https://www.lovevda.it/it

. http://visitchampoluc.it/

. https://www.visitmonterosa.com/

Outro ótimo lugar para você aproveitar as suas férias na neve na Itália é Piani Di Artavaggio. Clique aqui para conhecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *