Pular para o conteúdo
Início » Descobrindo o burgo Morimondo

Descobrindo o burgo Morimondo

burgo

Mais um burgo muito sugestivo para fazer um passeio próximo a Milão e se encantar com a paisagem e a história deste lugar imerso na paisagem agrícola milanesa.

Os borgos, ou burgos em português, são pequenas cidades italianas que contam séculos e séculos de história e ainda hoje são pouco habitadas, preservando assim a sua cultura, gastronomia e encantando os visitantes do mundo todo. Morimondo está localizada a 36 km de Milão e também faz parte do grupo dos burgos mais belos da Itália com apenas 1.138 habitantes (senso de 2020) sendo que muitos deles habitam na região rural.
Publicidade

Este destino é ótimo para fazer um passeio bate e volta saindo de Milão. Chegando em Morimondo no início da manhã, é possível conhecer o burgo, caminhar pelas estradinhas vicinais no meio da natureza e almoçar em um dos vários restaurantes locais. Uma comidinha típica Lombarda estará esperando por você.

burgo

A história de Morimondo:

A história deste burgo está diretamente ligada às atividades da Abadia de Morimondo e desenvolvidas pelos monges que ali residiam.

Publicidade

A fundação da primeira igreja data do século XII (ano de 1.134), época em que vieram os primeiros monges da Abadia matriz francesa, próxima de Dijon. Com a vantagem destas terras serem próximas ao rio Ticino, o que já era bom, ficou ainda melhor, pois os monges desenvolveram ali grandes canais de irrigação, fazendo destas terras uma área agrícola muito fértil.

Publicidade

Em 1.182, inciou-se a construção da grande abadia que encontramos hoje. Uma arquitetura de grandes proporções e que exibem vários elementos góticos. Os elementos de destaque são o coro de madeira do século XVI e as setenta bancadas em nogueira incrustadas (um “capolavoro” como diriam os italianos, ou seja, uma obra-prima).

Abadia Santa Maria de Morimondo
O burgo é destino certo dos milaneses que chegam aos finais-de-semana para um passeio próximo ao campo ou também dos ciclistas, já que esta área é muito bem servida de ciclovias. 

Dica:

Se você for de carro, você deve deixar o carro no estacionamento logo na entrada da cidade, pois no centro do burgo só entra de carro os moradores, ok?

Produtos produzidos na região:

Morimondo é conhecida também pelo leite que são produzidos nas fazendas do borgo para a produção dos queijos gorgonzola e stracchino e, em abril, organizam a Festa do Leite. E não só os queijos são os queridinhos do borgo como também a cerveja de cereal com seus grãos provenientes dos campos de temperaturas frias.
Outros produtos típicos que você pode apreciar nas tratorias locais são: salame, cotecchino (codeguin) e a polenta.
Com esta delícias o passeio se completa pelas tratorias que existem por ali. Mas para algumas delas você deve agendar com bastante antecedência.

Onde comer?

Ristorante e Pizzeria Della Commenda:

Este restaurante está localizado dentro do burgo a poucos passos da Abadia.

Restaurante Il Filo di Grano e Hotel Morimondo:

Que tal você se hospedar no coração de um dos burgos mais lindos da Itália e durante o dia curtir a agitação de Milão ou mesmo explorar e descobrir os encantos desta região de bicicleta (eles também oferecem bicicletas para alugar)?
Este hotel/restaurante oferece uma charmosa estrutura recuperada de uma antiga fazenda do século XVIII a qual ainda mantém as características da época. O restaurante apresenta em seu cardápio pratos típicos lombardos mas com características da cozinha moderna. Ah! Aqui você também pode fazer a sua festa de casamento. Veja no site:

Trattoria Fallavecchia:

Esta trattoria de comida típica lombarda está localizada a cinco minutos de carro de Morimondo. Muito conhecida e concorrida, por isso vale a dica.
Piazza Via Ospedale Maggiore, 3 – Fallavecchia
Morimondo Foto 18
Trattoria Fallavecchia

Gostou de conhecer esta cidade? Então clique aqui e veja outras 05 lindas cidades medievais italianas que separamos para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *