Pular para o conteúdo
Início » O Tradicional Salame de Chocolate em 8 passos

O Tradicional Salame de Chocolate em 8 passos

salame de chocolate

Quando você ouve pela primeira vez o nome “salame de chocolate”, pode pensar ser um doce italiano muito ousado ou mesmo muito chique para você. Devo confessar que a primeira vez que me deparei com este nome foi um misto de sentimentos.

Publicidade

A minha primeira associação foi de uma mistura que, no meu consciente, poderia ser bem desagradável. Afinal de contas, o salame que conhecemos não tem nada a ver com uma receita doce, certo? Mas, esta receita é realmente muito simples e fácil de fazer.

Tudo que você precisa é de basicamente alguns biscoitos, chocolate, manteiga, leite e ovos. Se você estiver se sentindo realmente empolgado, pode até adicionar algumas nozes ou passas à mistura. E fique tranquilo, mais adiante você irá entender que, de salame, é só mesmo a aparência!

salame de chocolate
Photo by Gabrielle Fernandes on Unsplash

Salame de Chocolate: uma receita tradicional italiana

Quem não ama chocolate? Especialmente um chocolate intenso de sabor e cremoso que derrete na boca.

Publicidade

Mas e quando esse chocolate é transformado em salame? Sim, você leu certo. Salame de chocolate é uma coisa real, e é incrível. Esta sobremesa única é uma combinação onde, como resultado, temos um doce macio, de sabor intenso de chocolate e o crocante da bolacha. Uma tentação!

Ainda não achou razão suficiente para ir para cozinha fazer esta sobremesa? Pois bem, além de ser delicioso é muito fácil de prepará-la. Não será preciso nem usar o forno!

Este é um doce muito tradicional aqui na Itália, e você irá encontrá-lo nas “pasticcerie”, supermercados e até mesmo em algumas “panetterie” que vendem, além de pães, claro, alguns doces.

Publicidade

E se você é do tipo que gosta de tradição, este doce vai ser perfeito para você fazer no seu próximo jantar e apresentar aos amigos e/ou familiares.

Aqui na Itália este doce é um clássico da chamada “mesa de doces” e vem servido nas festas de aniversário e sobremesa nas festas de Natal e de Pásqua. E sabe aquele tradicional almoço de domingo? Adivinhe o que você poderá ter de sobremesa? Isso mesmo, salame de chocolate!

Mas não é à toa que este doce é chamado de “salame de chocolate“. Seu formato longo e arredondado, com seu exterior coberto de açúcar de confeiteiro, e seu interior escuro e com pontos brancos, fazem de fato este doce parecer com um salame de verdade.

A depender da região que você estiver na Itália, poderá encontrá-lo como salame turco ou salame viking. Mas se você pedir por “salame di cioccolato” pode ficar tranquilo que todos irão te entender!

Ingredientes:

  • 250 g de biscoito de maizena
  • 2 ovos
  • 250 g de açúcar
  • 100 g de manteiga derretida
  • 75 g de cacau amargo
  • açúcar de confeiteiro quanto basta

Modo de Preparo:

1. Colocar em um saco plástico todo o biscoito e triturá-los para obter pequenos pedaços;

2. Em uma bacia colocamos os ovos, o açúcar, a manteiga derretida e o cacau e mexemos tudo muito bem, até esta mistura virar uma pasta homogênea. Depois desta etapa concluída, adicionamos todo o biscoito triturado um pouco por vez, sempre mexendo bem;

cacau
Cacau – Fonte Pixabay

3. Agora é a hora de fazer a mágica acontecer e dar forma de salame ao nosso doce. Sobre um pedaço de papel filme de aproximadamente 40 cm x 35 cm, versar toda a pasta homogênea resultada do passo 2;

4. Gradualmente vá modelando esta pasta até conseguir uma forma arredondada e longa, como a de um salame;

5. Uma vez conseguido chegar na forma desejada, embale com o papel filme todo o doce;

6. Para garantir uma forma ainda mais homogênea, com o auxílio das 2 mãos, vá enrolando suavemente a embalagem até garantir que toda a superfície fique o mais lisa possível;

7. Agora recubra tudo em um papel alumínio e leve para a geladeira por pelo menos 3 horas.

8. Depois que o salame de chocolate estiver gelado e firme, retire do papel e, sobre uma superfície limpa, espalhe por todos os lados do doce o açúcar de confeiteiro. Pronto, agora é só servir!

Dica:

  • Se você quiser dar um toque especial ao seu salame de chocolate, pode acrescentar sua castanha preferida na etapa de número 2;
  • Caso o doce venha servido somente aos adultos, uma opção é acrescentar 40 ml de café pronto na etapa 2.

Quer conhecer a receita de outro doce muito tradicional na Itália? Então, clique aqui e conheça a Torta Della Nonna.