Pular para o conteúdo
Início » Panna Cotta de Café – aprenda a receita deste doce italiano de textura aveludada

Panna Cotta de Café – aprenda a receita deste doce italiano de textura aveludada

Panna cotta receita

Panna Cotta de Café é uma popular sobremesa italiana que é rápida e fácil de fazer. Consiste em apenas alguns ingredientes simples, como creme de leite fresco, café,  folhas de gelatina e um pouco de açúcar. Este doce cremoso e delicioso com certeza vai agradar a todos!

Publicidade

Seu sabor de café acrescenta um toque especial extra a consistência aveludada do creme de leite fresco, tornando-a ótima para o jantar com a família ou amigos.

A simplicidade desta receita de Panna Cotta de Café a torna perfeita para aqueles dias quentes de primavera e de verão, quando se quer algo doce, mas suave, e não se quer passar horas na cozinha na preparação dele. 

café
Café Fonte Pixabay

A história da Panna Cotta

A Panna Cotta é um doce italiano originário da região do Piemonte, no nordeste da Itália. Muitos contam que este doce foi criado por uma senhora Húngara que abitava nesta região.

Publicidade

 

Mas várias receitas, muito parecidas com esta, são encontradas em muitos países da Europa, inclusive de época medieval.

De qualquer maneira, uma coisa é certa: é um dos doces de colher mais conhecidos e amados na Italia.

A Panna Cotta há inúmeras opções de decoração na sua apresentação, pois você pode usar cacau em pó, folhas de hortelã ou pequenas framboesas para adicionar cor e sabor. Você também pode ser criativo na sua apresentação, adicionando um pouco de licor ou ainda um chuvisco de mel! Isto definitivamente adicionará uma camada extra de doçura a esta já deliciosa sobremesa.

A Panna Cotta não é só saborosa, mas também incrivelmente versátil; você pode combiná-la com frutas diferentes como maracujá, manga ou abacaxi.  Além disso, esta delícia italiana cabe em qualquer ocasião – desde festas de aniversário a jantares românticos. Mas deve ser servida sempre em porções individuais, deixando esta sobremesa ainda mais atraente.

Publicidade

E os benefícios do café para nossa saúde?

O café é composto por mais de mil substâncias bioativas que melhoram as vias antioxidantes e anti-inflamatórias, com um efeito terapêutico a longo prazo. O benefício mais reconhecido do café é seu poder estimulante causado pela cafeína, porém é possível mencionar muitos outros. Por exemplo, o consumo regular de café pode ajudar a regular a pressão sanguínea quando consumido a longo prazo.

Pesquisas descobriram que o consumo de café pode reduzir a glicose no sangue, a gordura corporal e a pressão arterial diastólica em diabéticos.

Outro benefício interessante do café reside em sua capacidade de estimular a expressão de células de defesa importantes para nosso sistema imunológico; isto o torna uma ferramenta eficaz para prevenir doenças infecciosas, tais como infecções bacterianas e vírus. O café também poderia contribuir para apoiar a composição de nossa microbiota intestinal, que desempenha um papel essencial na manutenção da boa saúde.

Finalmente, beber café regularmente também pode ajudar a controlar os níveis de colesterol, que muitas vezes estão associados a doenças relacionadas ao estilo de vida, tais como doenças cardíacas.

Estes são alguns exemplos de como beber café regularmente pode proporcionar benefícios significativos à saúde relacionados a diabete, obesidade, problemas cardiovasculares, entre muitas outras doenças ou enfermidades; entretanto, deve-se observar que o consumo excessivo pode produzir efeitos colaterais indesejados, tais como insônia ou distúrbios de ansiedade.

No entanto, continua sendo verdade que a ingestão moderada e consistente de café pode levar à melhoria da saúde geral devido ao seu alto conteúdo de substâncias bioativas benéficas e antioxidantes que afetam positivamente as funções de nosso corpo e os sistemas de imunidade.

Porção: 06 pessoas

Facilidade: fácil

Tempo Estimado de Preparo: 20 minutos

Ingredientes:

  • 400 ml de creme de leite fresco
  • 100 ml de leite
  • 130 ml de café
  • 5 colheres de chá de açúcar
  • 11 gramas de baunilha em pó ou 01 fava de baunilha
  • 8 gramas de gelatina em folha

Modo de Fazer:

1. Para preparar a Panna Cotta de Café, primeiramente prepare o café e coloque as folhas de gelatina para hidratar em uma tigela na água fria por uns 10 minutos.

2. Enquanto isso, junte em uma panela média o creme de leite fresco, o leite, o café, o açúcar e a baunilha, e em seguida leve ao fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Para os líquidos aquecerem e o açúcar derreter por completo.

3. Desligue o fogo e acrescente as folhas de gelatina e faça se dissolverem por completo.

4. Coloque a Panna Cotta nos potes individuais ou nas formas escolhidas e leve para a geladeira por 4 horas.

5. Passadas as 4 horas desenforme e as decore a gosto.

Panna cotta receita

Dica para desenformá-las:

Para desenformar a Panna Cotta de Café você pode passar a faca de ponta arredondada na lateral das forminhas e as mergulhe em água quente por uns 6 segundos; cubra com um prato e vire rapidamente.

Observação:

Esta é uma receita típica da Panacota consumida na Itália. Vale ressaltar que os doces italianos levam muito menos açúcar do que os doces brasileiros, portanto se você é da turma que gosta de doces mais açucarados acrescente na receita mais 03 colheres de chá de açúcar ou prove até chegar no seu gosto.

Você é fã de Nutella? Então você não pode perder esta receita clicando aqui.

1 comentário em “Panna Cotta de Café – aprenda a receita deste doce italiano de textura aveludada”

  1. Pingback: Crostata de Nutella - Receita com Nutella fácil e irresistível. - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *