Pular para o conteúdo
Início » Parmegiana Fit de Berinjela Grelhada

Parmegiana Fit de Berinjela Grelhada

Parmegiana Fit

A receita de Parmegiana Fit de Berinjela Grelhada é para aqueles que querem consumir pratos leves sem abrir mão da tradição. Esta versão onde substituímos a berinjela frita pela grelhada nos traz um prato light para comer durante aqueles dias que não queremos abusar das calorias.

Publicidade

As berinjelas grelhadas são as preferidas no verão, quer sejam assadas em frigideira ou grelhadas. Elas combinam bem com queijo, carne e até peixe, e ainda são fáceis e deliciosas para fazer em quantidade e de manter por vários dias na geladeira.

Nesta receita ficam deliciosas juntamente como o molho de tomate e parmesão. Confira!

Parmegiana Fit
Parmegiana Fit – Fonte: Pixabay

Parmegiana na Itália – Curiosidade

Você sabia que aqui na Itália não existe a “Parmegiana” que conhecemos no Brasil?

Publicidade

Isso mesmo! O Filé de Frango à Parmegiana ou o Bife à Parmegiana que é tão conhecido aí não se consome aqui. Na Itália, existe apenas a “Parmigiana di Melanzane” (melanzane significa berinjela em italiano), sendo um prato a base de berinjela frita e depois coberta em camadas com molho de tomate, queijo e manjericão. 

Aqui te ensinamos a parmegiana fit que é a versão light deste prato.

A Origem do Parmegiana

Este prato não é originário na cidade de Parma, como o nome sugere. Várias cidades reivindicam esta criação gastronômica e todas elas têm variações da receita, como o tipo de queijo utilizado, por exemplo. E ainda, na cidade de Nápoles, a berinjela, antes de ser frita, é empanada.  

Bom, começamos então já com a primeira dica antes mesmo de começar a receita. Prepare a Parmegiana Fit de Berinjela Grelhada um dia antes de servir, e verá que ela ficará ainda melhor.

Porção: 06 pessoas

Publicidade

Facilidade: fácil

Tempo de Preparação: 15 minutos

Tempo de Cozimento: 40 minutos

Ingredientes:

Berinjela Fit
  • 600g de berinjela
  • 680g de molho de tomate de boa qualidade
  • 200g de mozzarella
  • 200g de peito de peru fatiado
  • 100g de queijo Parmesão ralado para gratinar
  • 200g de farinha de rosca
  • 10 folhinhas de manjericão
  • 3 dentes de alho
  • 01 cebola média
  • azeite de oliva extra virgem
  • sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Fazer:

Vamos então à receita de Parmegiana Fit de Berinjela Grelhada

1. Lave as berinjelas e as corte em fatias grossas (esse é um dos segredos para a berinjela ficar macia por mais tempo depois de grelhada), e as leve em seguida para grelhar.

2. Enquanto as berinjelas estão grelhando seja na panela ou no gril, prepare o molho. Em outra panela, aquece 2 colheres de óleo de oliva e frite a cebola e o alho, picados. Em seguida, acrescente o molho de tomate, uma pitada de sal e pimenta-do-reino.

3. Deixe cozinhar no fogo baixo por uns 20/ 25 minutos para o molho de tomate encorporar com o sabor do alho. Mexa de vez em quando para não queimar.

4. Com as berinjelas, grelhadas, começamos a montagem em um refratário.

5. Distribua no refratário 2 colheres de molho de tomate e por cima acomode algumas fatias de berinjela cobrindo todo o refratário.

6. Por cima das fatias de berinjela, distribua 2 colheres de farinha de rosca e metade da quantidade de mozzarella. 

7. Por cima do queijo acrescente algumas folhas de manjericão e as fatias de peito de peru.

8. Acrescente mais algumas colheres de molho de tomate e cubra novamente com as berinjelas, iniciando uma nova camada igual a anterior: farinha de rosca, queijo mozzarella, manjericão e peito de peru.

9. Complete com uma terceira camada, e por fim, finalize com molho de tomate, farinha de rosca e queijo parmesão para gratinar.

Tempo de cotura da Parmegiana

Asse por 20 minutos a 200 graus coberto com papel alumínio. Depois remova o papel alumínio e deixe o parmesão gratinar até formar uma casquinha dourada na superfície. 

receita fit de berinjela parmegiana

A Parmegiana Fit de Berinjela Grelhada está pronta! Aproveite!! 

Gostou desta receita fitness? Então, aprecie outro prato light italiano que é uma delícia clicando aqui.

E para quem procura um doce vegano e “gluten free” clica aqui e aprenda a fazer o Castagnaccio. Um doce italiano muito antigo da região da Toscana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *