Pular para o conteúdo
Início » Passe 7 dias na Costa Amalfitana e descubra o verdadeiro significado de “férias inesquecíveis”

Passe 7 dias na Costa Amalfitana e descubra o verdadeiro significado de “férias inesquecíveis”

costa amalfitana

Olá, amantes de viagem! Estamos convidando vocês a embarcar em uma jornada incrível pela Costa Amalfitana, na Itália. Se vocês estão procurando por um destino com muita natureza e cheio de cultura, então esse é o roteiro ideal para vocês! Nossa viagem de sete dias começa em Nápoles e nos levará aos principais destinos ao longo da costa, como Positano, Amalfi, Ravello, Salerno, Sorrento e Capri.

Publicidade

A Costa Amalfitana tem uns dos visuais mais lindos do mundo, desde os cenários montanhosos ao longo da costa até as cidades históricas e pitorescas que encontraremos ao longo do trajeto. Se vocês estão prontos para embarcar nesta aventura única, então não percam mais tempo!

Confira o nosso roteiro completo para explorar o melhor da Costa Amalfitana na Itália. Estamos ansiosos para compartilhar essa experiência com vocês!

costa amalfitana
Positano Costa Amalfitana – Fonte Pixabay

Costa Amalfitana – Onde se localiza

A Costa Amalfitana é uma área costeira da Itália localizada no Golfo de Salerno, na região da Campânia. É conhecida por seus vilarejos e cidades coloridas, e claro, suas paisagens impressionantes que incluem montanhas íngremes, pitorescas aldeias de pescadores, águas de cor turquesa e jardins maravilhosos.

Publicidade

As duas vilas que limitam a costa são Positano e Vietri Sul Mare. Entre essas duas existem várias outras vilas incríveis as quais falaremos abaixo.

A Costa Amalfitana é classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997.

Costa Amalfitana – Qual melhor cidade para se hospedar?

A cidade de Positano é o lugar mais charmoso da Costa Amalfitana, apesar de ser mais cara. Amalfi é a segunda melhor opção para hospedagem. É a cidade de mais central da costa e possui boas opções de hotéis. Ravello oferece noites mais tranquilas e umas das melhores vistas da região. Se você quer economizar, considere Salerno ou Sorrento. Ambas as cidades oferecem boas opções de alojamento a preços mais acessíveis, mas considere que vai perder mais tempo nos deslocamentos de uma cidade a outra.

Costa Amalfitana – 1° Dia Nápoles:

Nápoles é a capital da região da Campânia com cerca de 1 milhão de habitantes. Conhecida por sua história rica, cultura vibrante, excelente comida e maravilhosas paisagens. É la que está o vulcão Vesúvio, por exemplo. Cidade caótica, mas também amada, ela vai te conquistar pelo carisma do povo napolitano.

Sua culinária maravilhosa é protagonista, contribuindo a levar para o mundo todo a identidade da comida italiana. O prato mais popular napolitano sem dúvida nenhuma é a pizza napolitana. Por ser uma cidade grande, é claro que 1 dia não é possível desfrutar tudo o que esta intensa cidade tem a oferecer. Por isso abaixo listamos apenas alguns pontos de interesse indispensáveis, pois neste roteiro priorizamos a Costa Amalfitana, com suas belas praias e paisagens de tirar o fôlego.

O que visitar em Nápoles em 1 dia?

  • Castelo de Sant’Elmo – construído no século XIII e oferece vistas espetaculares da cidade.
  • Centro Histórico
  • Quartieri Spagnoli (em especial Via Toledo)
  • Conhecer a Rua Spaccanapoli – a verdadeira Nápoles
  • Via dei Tribunali – as melhores pizzarias estão lá
  • Mercado Pignasecca

Onde se hospedar em Nápoles?

  • Hotel Relais Della Porta – 4 estrelas
  • B&B PizzaSleep

Costa Amalfitana – 2°, 3° e 4° Dia – Positano, Amalfi e Ravello

Estas são as principais cidades e ficam localizadas na costa mesmo.

Positano

Positano é uma vila com aproximadamente 3.700 habitantes, sendo conhecida como a pérola da Costa Amalfitana, ou seja, é um destino de luxo! Não só da Costa Amalfitana, mas de toda a Itália.

A sua localização promove vistas imbatíveis do Mar Tirreno e com isso, se hospedar ali, é quase uma extravagância. Esteja ciente que os hotéis, com melhor preço na alta temporada, giram em torno de 300 a 400 euros por dia e os mais luxuosos chegam a até 1500 euros por dia.

Publicidade

A cidade vertical é formada por escadas íngremes e caminhos sinuosos e tem sido um destino de férias desde a época romana. Prepare as suas pernas para enfrentar as ladeiras.

As praias são numerosas, lindíssimas e algumas delas são facilmente acessíveis a pé como Fornillo, Spiaggia Grande, Fiumicello, San Pietro Laurito e La Porta. As outras, são acessíveis via mar.

E se você tiver apenas um dia em Positano, programe-se para não deixar de visitar o Sentiero degli Dei, o antigo caminho que ligava as cidades antes de ser construída a estrada estatal, e a Grotta dello Smeraldo, uma formação rochosa com uma pequena piscina natural encantadora. Detalhe! As praias são de pedra e não de areia.

Onde se hospedar em Positano

Aqui vão algumas opções para você estudar e ver qual se encaixa no seu bolso. Antes de fechar um hotel, nossa dica é sempre fazer uma comparação com o AirBnb, onde você tem a opção de alugar uma casa ou apartamento inteiro só para você. Vale super a pena!

  • Hotel La Mammola – 3 estrelas ( Hotel B&B localizado a 5 minutos a pé das praias de Positano)
  • Hotel Poseidon – 4 estrelas (localizado no coração do centro histórico e a 150m da praia)
  • Le Sirenuse – 5 estrelas (lindo com vista incrível, no estilo “hotel extravagância”)

Amalfi

Amalfi é a maior vila da Costa Amalfitana e tem aproximadamente 5 mil habitantes.

Tem uma história que remonta aos gregos, que a estabeleceram como um importante porto comercial. Durante a Idade Média, Amalfi tornou-se uma república independente e se desenvolveu como um importante centro de comércio marítimo. Durante esse período, a cidade era conhecida como uma das quatro Repúblicas Marítimas Italianas, juntamente com Gênova, Pisa e Veneza. Como resultado, Amalfi tornou-se um importante centro de comércio e cultura.

Após a queda da República Marinha de Amalfi, a cidade foi anexada pela República de Nápoles, que controlou a região até o século XIX. Durante esse período, a cidade experimentou uma grande redução da sua população e riqueza.

A cidade é toda lindinha com belas igrejas e um centro bem agitado de turistas.

A praia mais movimentada é a Marina Grande. Com várias espreguiçadeiras ao longo da praia e um mar azul e cristalino, esta praia é uma excelente opção.

Onde se hospedar em Amalfi

Amalfi é a mais turística e a mais central da Costa em relação às outras vilas. Possui ônibus e barcos partindo ou fazendo escala ali. Por isso, para quem não tem carro, Amalfi é provavelmente a melhor escolha para se hospedar.

  • Residenza Pansa B&B

Ravello

Ravello é uma das vilas mais charmosas da Costa. Menos movimentada, esta cidade conta com 2.500 habitantes aproximadamente. Tem vistas deslumbrantes por estar localizada acima de Amalfi. É como um terraço panorâmico e atmosfera pacata.

Durante o verão a cidade recebe o Ravello Festival. Uma importante festival musical onde é apresentado o melhor da música internacional no charmosíssimo jardim da Villa Rufolo. Aliás, esta vila é visita obrigatória para quem está em Ravello. Um palácio medieval construído no século XIII.

Onde se hospedar em Ravello

  • Hotel La Ninfa – 03 estrelas (vista para o mar, mas um pouco longe do centro. De qualquer maneira, o ônibus passa na frente do hotel)

Costa Amalfitana – 5° Dia – Salerno

Salerno é uma das pontas da Costa Amalfitana, do outro lado fica Sorrento. É uma cidade maior com cerca de 130 mil habitantes e com mais infraestrutura do que as vilas. Não tem o mesmo charme, porém tem uma vida cultural rica e movimentada. Pode ser uma boa opção para servir de base para a viagem daqueles que querem economizar na hospedagem, por exemplo.

A cidade tem uma estação de trem e de ferry, facilitando acesso às praias e aldeias da costa como Amalfi, Positano e Ravello.

Salerno foi um rico ducado no século XI e seu centro histórico é uma verdadeira jóia cultural. Possui uma combinação única de arquitetura antiga e moderna com muitas opções de restaurantes e entretenimento.

O que visitar em Salerno em 1 dia?

  • Via dei Mercanti – principal via cheias de ruelas e palácios
  • Duomo di Salerno
  • Museu Arqueológico Provincial
  • Caminhar pela Corso Vittorio Emanuele – avenida larga com lojas modernas
  • Caminhar pela Lungomare Triste – calçadão a beira mar
  • Castelo Arechi – construído no século IX, localizado em uma colina com vistas panorâmicas da cidade e do mar.
  • Jardim Botanico
  • Mercado Central de Salerno: um mercado vibrante e animado, onde você pode encontrar frutos do mar frescos, frutas e verduras e produtos locais.

Passeio alternativo:

  • Visitar a antiga cidade grega Paestrum – fica a 50km de distância de Salerno, porém você vai ver uma cidade grega!

Onde se hospedar em Salerno

  • Petit B&B Classic Salerno
  • Mediterranea Hotel & Convention Centre

Costa Amalfitana – 6° Dia Sorrento

Sorrento é uma cidade encantadora situada a cerca de 50 km ao sul de Nápoles. Com aproximadamente 16.000 habitantes, Sorrento é conhecida por suas vistas deslumbrantes sobre o Golfo de Nápoles. Você pode chegar à Costa Amalfitana de Sorrento com o trem Circumvesuviana, na Estação de Piazza Garibaldi. A viagem dura 1 hora e os trens partem a cada 20 minutos. O preço do bilhete é de 3,60 €.

A cidade produz alguns dos melhores limões do mundo, e são muito bem explorados ​​para fazer o limoncello, um licor tradicional italiano delicioso.

O que visitar em Sorrento em 1 dia?

  • Piazza Tasso e Corso Italia – ponto central da cidade e via com lojas, bares e sorveterias
  • Aldeia histórica de Sorrento: bares e restaurantes à beira-mar
  • Igreja de Santa Maria Del Carmini
  • Catedral de Sorrento
  • Palazzo Correale
  • Villa Comunale – se programar para ver o por-do-sol dali
  • Marina Piccola – de onde saem os barcos para visitar as ilhas de Ishia, a Costa Amalfitana, Capri e Nápoles

Costa Amalfitana – 7° Dia Ilha de Capri

Ela é conhecida por sua paisagem natural deslumbrante, incluindo penhascos, água verde-esmeralda, grutas e fontes termais. Seus turistas são elegantes, perfumados e tudo é muito luxuoso. Prepare-se para esta maravilha!!

Desde a antiguidade, a Ilha de Capri tem sido um destino popular para os ricos e famosos. Os romanos, incluindo o imperador Tiberius, construíram vilas luxuosas na ilha. Durante a década de 1920 e 1930, a Ilha de Capri se tornou um destino popular para artistas, escritores e intelectuais, incluindo Pablo Picasso e Friedrich Nietzsche.

Hoje, a Ilha de Capri é uma das principais atrações turísticas da Itália, atraindo visitantes de todo o mundo. A beleza das grutas movimenta um alto tráfego de barcos por todo o lado e o dia todo.

Para chegar a ilha você deve comprar seu bilhete de barco antecipadamente, saindo de Nápoles, Sorrento, Amalfi ou Positano.

Clique aqui e veja os horários para se programar.

O que visitar em Capri em 1 Dia?

  • fazer um tour de barco em volta da ilha. Existem barcos compartilhados (tour de 2 horas e preço €20 /pessoa) e barcos privados para 4 até 6 pessoas (tour de até 3 horas e preço de €180 a €300 o grupo)
  • se fizer o tour de barco, visite a Gruta Azul. A entrada na gruta é paga para os barqueiros que controlam a entrada e custa €14 /pessoa para ficar 5 minutos.
  • visitar a vila Anacapri (ponto mais alto de Capri)
  • visitar as 3 formações rochosas de até 100 metros de altura perto da costa chamadas Fraglioni
  • passear pela Piazza Umberto Primo – restaurantes e boutiques e Via Camerelle apreciando todo o luxo de Capri
  • jardins de Augustus para desfrutar da vista
  • visitar o Monte Solaro – vista panorâmica para toda a costa amalfitana, golfo de Nápoles e inclusive o vulcão Vesúvio
  • banho de mar na Marina Grande

Onde se hospedar em Capri?

A ilha é dividida em 2 povoados. Capri é mais desenvolvida e agitada e Anacapri situada mais no alto da ilha, é mais afastada e tranquila, possuindo os hotéis de melhor custo/ benefício da ilha.

  • Villa Eva – Anacapri
  • Capri Inn – Capri
  • Gatto Bianco Hotel & Spa – Capri
  • Hotel Weber Ambassador – Capri

Dica:

Esse roteiro deve ser ajustado conforme suas necessidades e preferências, como, por exemplo, ao invés de parar em Nápoles por 1 dia, você pode não parar lá e aumentar 1 dia de hospedagem em Salerno para visitar a cidade grega Paestrum.

E se você decidir alugar um carro para não perder tanto tempo nos seus deslocamentos pela Costa Amalfitana, clique aqui e leia este artigo onde te contamos o básico que deve saber para alugar carro na Itália.

Marcações:

1 comentário em “Passe 7 dias na Costa Amalfitana e descubra o verdadeiro significado de “férias inesquecíveis””

  1. Pingback: Roteiro de 3 dias pela Cinque Terre - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *