Pular para o conteúdo
Início » Qual a cidade número 1 em qualidade de vida na Itália em 2022?

Qual a cidade número 1 em qualidade de vida na Itália em 2022?

Bologna

A qualidade de vida na Itália é medida todos os anos, pelo jornal italiano Il Sole 24 Ore. O jornal é considerado uma excelente fonte de dados confiáveis e atualizados para profissionais, executivos do governo, empresários e investidores financeiros.

Publicidade

Quando se observa os choques que afetaram os italianos neste último ano (2022), fica claro que a guerra na Ucrânia teve um enorme efeito na vida de muitas pessoas devido ao aumento dos riscos de segurança, bem como à instabilidade.

Os custos energéticos igualmente elevados causaram uma tensão nos orçamentos de muitas famílias, além de aumentar a pressão financeira sobre as empresas. Finalmente, a inflação tem sido uma questão importante este ano, com o aumento dos preços levando a uma diminuição do poder de compra entre os consumidores.

Bologna
Bologna - Foto Pixaby

Quais fatores de qualidade de vida na Itália a pesquisa analisa?

A pesquisa analisa uma série de fatores sobre a qualidade de vida na Itália, incluindo oportunidades de emprego, disponibilidade e acessibilidade de moradia, custo de vida, acesso a serviços de saúde e educação, qualidade do transporte público e infra-estrutura, sustentabilidade ambiental e espaços verdes, níveis de criminalidade, vibração cultural, entre outros. 

Publicidade

É interessante comparar os resultados a cada ano para ver quais cidades têm visto um aumento na qualidade de vida

Em 2021, Milão ficou em segundo lugar na lista como a melhor cidade da Itália em qualidade de vida. Isto se devia na maioria a sua forte economia com altos salários e excelentes oportunidades de trabalho para os jovens. Neste ano caiu para o oitavo lugar, mas ficando ainda entre as 10 melhores.

Publicidade

É importante estar atento a esses fatores externos ao avaliar as mudanças na qualidade de vida dentro das cidades italianas e ver como estes efeitos têm impacto nos resultados da pesquisa deste ano em comparação com os anos anteriores. 

É provável que, apesar de Milão ainda estar no topo da lista, outras cidades possam ter melhorado sua pontuação devido a custos de energia mais acessíveis ou, melhores medidas de segurança implementadas pelas autoridades locais devido a uma maior conscientização após o conflito bélico ucraniano.

Então o vamos ao ranking!

Quais são as cidades com maior qualidade de vida na Itália em 2022?

1° lugar -Bologna:

Bolonha, capital da região Emília-Romagna, foi novamente nomeada a cidade italiana com a mais alta qualidade de vida, ocupando o primeiro lugar na pesquisa anual da Sole 24 Ore pela quinta vez em 33 anos. Este ano, Bolonha subiu cinco lugares em relação a sua posição anterior, cimentando seu lugar no topo da lista. 

2° lugar - Bolzano:

Bolzano está localizada na região mais ao norte da Itália, Trentino-Alto Adige e ocupa o segundo lugar na lista com sua incrível beleza natural combinada com uma atmosfera cultural moderna. A cidade é conhecida por sua forte infra-estrutura e impressionantes serviços sociais, como saúde e educação.

3° lugar - Florença:

Florença, capital da região da Toscana, é a terceira melhor cidade para se viver na Itália, graças a seu cenário artístico e cultural mundialmente famoso ao lado de muitos espaços urbanos verdes e uma grande seleção de atividades ao ar livre.

Se você quer saber mais sobre a Toscana e a cidade de Florença com seus pontos turísticos, clique aqui.

Mas e a qualidade de vida na Itália nas grandes cidades?

As grandes cidades da Itália caíram este ano devido à inflação e aos altos custos de energia. Milão caiu para o oitavo lugar, como falamos acima e Roma caiu até o trigésimo primeiro lugar. A queda pode ser atribuída a custos de vida mais altos, tais como aluguel e serviços públicos, tornando mais difícil para indivíduos e famílias viver confortavelmente nessas grandes cidades.

Conhecendo a região da Emília-Romagna:

Não é surpresa que Emília-Romagna seja o lar de algumas das melhores cidades da Itália. A província é conhecida por sua alta concentração de universidades, sistemas de saúde de primeira linha e cenas culturais agitadas. Os residentes também têm acesso a excelentes sistemas de transporte público e muitos parques verdes onde podem desfrutar de seus momentos de lazer ao ar livre.

Além de ter grandes amenidades, muitas pessoas escolhem se mudar ou permanecer na Emilia Romagna por causa de sua forte economia e negócios de sucesso. Ao criar um cenário empresarial diversificado ao longo das últimas décadas, ajudou a garantir a estabilidade econômica ao mesmo tempo em que continuou a atrair novos investimentos para a região.

Qualidade de vida na Itália
Bologna - Fonte Pixabay

Concluindo:

Os resultados da pesquisa sobre a qualidade de vida na Itália deste ano, servem para lembrar que existem muitas cidades italianas que oferecem uma excelente qualidade de vida para seus residentes, não apenas aquelas localizadas em Emília-Romagna ou outras grandes áreas metropolitanas em toda a Itália. Mesmo cidades menores como Trento e Pavia conseguiram alcançar lugares na lista devido a suas baixas taxas de desemprego e fortes economias locais.

Quer saber mais sobre Bolonha? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *