Roma é a cidade com mais bens históricos e arquitetônicos do mundo. Seu centro histórico é testemunho vivo de quase 3 mil anos de expressões artísticas e culturais do mundo ocidental europeu.
Se a gente tivesse que escolher duas cidades apenas para conhecer na Itália, Roma estaria com Veneza nesta lista. São duas cidades fora do normal no quesito beleza e história.
Esta cidade é um destino que abriga uma infinidade de maravilhas artísticas. Desde os impressionantes vestígios do antigo Império Romano, como o Coliseu e o Fórum Romano, até a grandiosa Basílica de São Pedro no Vaticano, cada esquina de Roma nos surpreende com sua riqueza histórica.
A atmosfera vibrante da cidade é contagiante. Percorrer suas ruas cheias de vida do centro histórico, como a Piazza Navona e a Fontana di Trevi, nos envolve em um cenário cinematográfico. A gastronomia romana também é um destaque, com suas pizzas, massas e gelatos deliciosos, que nos fazem apreciar uma culinária italiana autêntica.
A Lenda sobre a Origem de Roma:
Conforme a mitologia, os gêmeos Rômulo e Remo foram amamentados por uma loba ao serem salvos de afogamento no Rio Tibre. Posteriormente foram encontrados por um pastor de ovelhas o qual os criou até a vida adulta.
Já adultos, Rômulo e Remo entraram em desacordo sobre o local ideal onde fundar a nova cidade que desejavam e Rômulo mata o irmão, Remo, fundando Roma 8 séculos antes de Cristo, na região do Monte Palatino.
Onde Roma de localiza?
Capital da região do Lazio, e da Itália, possui aproximadamente 2,8 milhões de habitantes e é a única cidade do mundo todo que abriga, no seu interior, um país independente, ou seja, o Vaticano.
Desde 1980, o seu centro histórico é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco. Veja bem, o centro todo é patrimônio mundial, tal o seu valor histórico e cultural para a humanidade.
Muitas das atrações estão localizadas próximas umas das outras. Portanto, podemos visitá-las caminhando tranquilamente pela cidade, parando para um café, ou um gelato de vez em quando, para apreciar o ritmo da cidade. O centro é recheado de monumentos, prédios, praças abertas com fontes esculpidas em mármore, ou seja, é uma cidade que não tem igual.
Por que Roma é conhecida como “A Cidade Eterna”?
O incrível poder de derrotar fortes inimigos, como cartagineses e etruscos, e estender o império às regiões da Europa e da África, levou os cidadãos da Roma antiga a acreditar que nada destruiria a cidade, e que ela duraria para sempre.
Principais Pontos Turísticos:
- Fontana Di Trevi
- Museus do Vaticano
- Basílica San Pietro
- Piazza Navona
- Pantheon
- Coliseo
- Forum Romano
- Galleria Borghese
- Palazzo Colonna
- Piazza di Spagna
- Bairro Trastevere
- Templo de Adriano (veja uma “Dica Extra” no final do post sobre uma exibição imperdível no templo)
Dicas para tornar sua viagem melhor:
- Cada ponto turístico tem uma beleza ímpar e como as atrações são numerosas, sugerimos a você ficar no mínimo 3 noites na cidade para aproveitar ao máximo sua estadia
- Tente comprar todos os bilhetes online antecipadamente, assim não perderá tempo nas filas gigantescas e poderá otimizar o seu tempo. Sugerimos 2 sites bem conhecidos para compra de bilhetes online: Get Your Guide e Tiqets
- Atrações em espaços abertos no verão, como o Coliseu, por exemplo, marque o seu horário de visita no começo da manhã ou depois das 4 da tarde, pois o sol é muito forte, e acaba comprometendo os passeios. Deixe estes horários de sol escaldante para os museus e restaurantes, aproveitando o ar-condicionado do local para descansar um pouco.
Gastronomia:
Por falar em gastronomia, os pratos tradicionais romanos são muitos. Alguns se tornaram o exemplo típico da cozinha italiana no mundo.
Abaixo listamos 3 pratos típicos para você não deixar de provar:
- Spaghetti alla Carbonara – a base de ovo, guanciale (bochecha do porco), pecorino, sal e pimenta-do-reino
- La Trippa Romana – composto de tripa, pecorino romano, bacon, aipo, cenoura, cebola, vinho branco, polpa de tomate, hortelã, pimenta-do-reino e alho
- Carciofi Alla Giuda – alcachofra frita muito crocante que se transforma em chips
Onde comer em Roma?
- Osteria da Fortunata – desde 1921 oferece pratos típicos romanos com massas caseiras
Reserve: Tel. +39 06 6066 7391
- Osteria Da Francesco Roma – a 3 gerações esta tradicional osteria fica perto da Piazza Navona
Reserve: Tel. +39 06 686 4009
- Mariuccia – pizzas e massas deliciosas localizada numa área muito agradável cheia de restaurantes
Clique aqui para fazer a reserva online.
- Tonnarello – típica tratoria romana desde 1876, este restaurante fica em Trastevere e é muito conhecido, portanto, não deixe de reservar previamente.
- Gelateria Della Palma – se você é um amante de sorvetes, prepare-se para ficar maravilhado com uma loja de sorvetes em Roma que oferece uma variedade de 150 tipos de sorvetes deliciosos. Localizada pertinho da Piazza Navona e do Pantheon (Via della Maddalena, 19/23), esta sorveteria é um verdadeiro paraíso para os apreciadores dos “gelatos” italianos. Com sabores que vão desde os clássicos até os mais inusitados, com certeza terá um sabor que vai te surpreender.
Onde ficar em Roma?
Centro Histórico:
O melhor lugar para ficar em Roma é o centro histórico, principalmente se estiver vindo pela primeira vez. Sua experiência será excepcional acordando em meio a tantos monumentos históricos e ruas charmosíssimas. Mas pagará mais por isso. Procure hotéis nas proximidades da Piazza Navona, Campo de’ Fiori e Piazza del Poppolo.
- Navona Rooms – ao lado da Piazza Navona
- Arpinelli Relais
- Little Queen Pantheon
Trastevere:
Trastevere fica do outro lado do rio Tibre. Aliás, o nome “Trastevere” em italiano quer dizer, atrás do rio Tibre. Mesmo não tendo metrô neste bairro, é uma boa opção por ser tão lindo e atraente.
A noite é bem movimentada e possui ótimos restaurantes para finalizar o seu dia e, depois, seguir a pé para o hotel.
- Ripagrande a Trastevere Guest House
- UNS Hotels Trastevere Roma
- Buonanotte Garibaldi
Quartiere Prati:
Este bairro fica grudado ao Vaticano e com metrô por perto (linha Ottaviano); por isso, vale a pena aproveitar esta região cheia de lojas e restaurantes.
- Suite 36 – lindo Bed & Breakfast fica a 300 metros do Vaticano e 5 minutos a pé da estação de metrô Ottaviano.
- Roman Suite Guesthouse – este Airbnb se localiza a 200 metros da estação de metrô Ottaviano e a 660 metros do Vaticano.
Dica Extra:
- Templo de Adriano: sabia que você pode entrar neste antigo templo romano e assistir, gratuitamente, um filme que conta a história de Roma em apenas 20 minutos? Isso mesmo! As sessões começam a cada 45 minutos.
Ainda falando sobre acomodação na Cidade Eterna, quer saber onde se hospedar por até €27 ? Clique aqui.
Se quiser conhecer as dicas de outra cidade italiana super aconchegante, e eleita a cidade com melhor qualidade de vida na Itália em 2022? Venha conhecer Bolonha, clicando aqui.
Ou ainda, continue sua leitura com a gente para conhecer outra cidade icônica italiana, clicando aqui para saber tudo sobre Nápoles.
Pingback: Planejando sua viagem à Itália: Guia completo - ALLA ITALIANA
Pingback: 7 igrejas onde ver obras de arte grátis em ROMA - ALLA ITALIANA
Pingback: Roteiro de Roma à noite: descubra seus encantos em uma caminhada noturna - ALLA ITALIANA
Pingback: 2 cidades na Itália pouco conhecidas com qualidade de vida altíssima para viver - ALLA ITALIANA
Pingback: Explorando a Vibrante Nápoles: O Tesouro do Sul da Itália - ALLA ITALIANA