Pular para o conteúdo
Início » Roteiro de 1 dia em Monza. A cidade italiana que marcou a vida dos brasileiros.

Roteiro de 1 dia em Monza. A cidade italiana que marcou a vida dos brasileiros.

Monza

Monza está localizada ao norte da Itália, a 25km do centro de Milão. Possui aproximadamente 121 mil habitantes e sempre teve um lugar em destaque na história da Itália. Ainda hoje é uma das cidades mais produtivas da Europa.

Publicidade

Por tudo isso muitas pessoas que trabalham em Milão, escolhem Monza para viver, deixando para trás a confusão da grande metrópole, mas ainda morando em uma cidade muito bonita e bem abastecida. O transporte público funciona muito bem, e de trem você vai de Milão a Monza em apenas 9 minutos.

Por ser uma cidade muito bem desenvolvida, com boas ofertas de trabalho e muito próxima de um grande centro (Milão), Monza sempre foi uma das cidades que nós procuramos fixar residência, mas com a alta procura da população, os preços acabam sendo altíssimos e a concorrência das melhores casas, uma loucura. Depois de quase um ano de procura, acabamos desistindo e indo para outra cidade menor.

Por que Monza é uma cidade importante para a história da Itália?

Monza tem sua rica história ligada a muitas figuras importantes da Itália como reis e rainhas. Quem mais valorizou a cidade foi a imperatriz Maria Teresa da Áustria, durante o domínio austríaco no XVIII, que solicitou a construção do palácio Vila Real para as férias de verão da corte, já que a residência oficial era em Milão.

Publicidade

A escolha da cidade foi devido a salubridade do ar de Monza, mas também, claro, por estar no caminho entre Viena e Milão.

Por Monza ter abrigado diversas famílias nobres durante séculos, a arquitetura da cidade é muito rica, com diversos palacetes distribuídos por todo lugar.

A Vila Real é a prova de que esta cidade viveu anos de muito esplendor e é um dos pontos turísticos que mais se destacam na cidade e com certeza merece a sua visita.

Monza
Parque da Vila Real de Monza – Fonte: Pixabay

Por que Monza é uma cidade italiana famosa em todo mundo?

Monza é conhecida por seus lindos parques, prédios históricos e por hospedar desde 1922 um dos circuitos do maior evento da Fórmula 1, o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Itália, projetando a cidade para todo o mundo durante o evento.

O autódromo fica localizado dentro do lindíssimo parque da Vila Real e sua pista é a mais rápida de todo o campeonato.

Por que Monza marcou a vida dos brasileiros?

Muitos brasileiros, como nós do Alla Italiana, cresceram assistindo na televisão, aos domingos, a corrida de Fórmula 1, enquanto o almoço era preparado na cozinha, não é mesmo? Era uma alegria assistir as corridas e torcer pelo maior campeão de todos os tempos, o brasileiro Ayrton Senna. A vitória era quase sempre certeira.

E o autódromo de Monza está diretamente ligada a um triste evento que marcou a vida de todos nós brasileiros, já que foi neste autódromo que o nosso campeão morreu num trágico acidente quando bateu seu carro em plena corrida no dia 1.º de maio de 1994.

Como ir de Milão a Monza de trem?

Para quem está em Milão, passar um dia em Monza fazendo uma viagem bate-e-volta é muito fácil. Os trens partem de Milão das estações Porta Garibaldi, Lambrate e Estação Central.

A estação de Monza fica bem próxima do centro da cidade, portanto em poucos minutos de caminhada já estará no burburinho da cidade onde encontrará muitas lojas, restaurantes e cafés.

Publicidade

O bilhete de Milão a Monza custa custa €2,60 por trecho e você pode comprar o bilhete direto pelo site da Trenord ou nas próprias estações de trem.

O que fizemos em Monza em 1 dia e você também deveria fazer?

Como moramos em uma cidade pequena aqui na Itália, somos bem dependente de Milão no ponto vista comercial, e quando chegamos a Monza, ficamos deslumbrados pela beleza da cidade. O comércio variado e diversificado também encheu nossos olhos. Monza é a capital da província chamada Monza e Brianza, portanto, mesmo sendo do lado Milão, podemos dizer que é uma cidade bem independente.

Depois do nosso deslumbre fomos conhecer mais de perto o que esta linda cidade tem a oferecer.

1) Villa Reale di Monza:

Vila Real Monza

Vila Real de Monza

Comece o seu dia em Monza visitando a Villa Reale. Como mencionamos acima, este palácio de estilo neoclássico foi construído durante o domínio austríaco pela imperatriz Maria Teresa da Áustria, no século XVIII e que deu a seu filho Ferdinando, governador-geral da Lombardia austríaca.

Para isso sugerimos a você agendar uma visita guiada que fará toda a diferença para apreciar a história e a beleza do palácio. Foi o que fizemos, mas preparem-se porque a visita dura cerca de 2 horas e como estávamos com a nossa filha (6 anos na época), devo dizer que para ela foi bem cansativo ficar em pé e ouvindo as explicações da guia por todo esse tempo.

Portanto, fica a dica, se for com crianças, visite a vila por conta própria, ou seja, sem o guia, e dessa maneira você fará a visita no seu ritmo.

Mesmo assim vale a pena a visita, e no final do percurso, será recompensado com um belíssimo café, de frente a um gramado gigantesco para descansar um pouco antes de começar a explorar o parque.

2) Parque de Monza:

Monza

Parque da Vial Real de Monza

Com aproximadamente 700 hectares de extensão, o parque de Monza é um dos maiores parques urbanos da Europa.

É ele o escolhido para esticar a toalha e fazer um piquenique em família ou amigos, ou ainda vão tomar sol como se estivessem na beira da piscina.

Já fomos várias vezes e aconselhamos com certeza aproveitar esse parque. As crianças se divertem com muito espaço e natureza por todos os lados.

No parque ainda existe um lago enorme com peixes, patos e cisnes. A diversão é garantida e a caminhada é longa. Por isso sapatos confortáveis são indicados.

3) Duomo de Monza:

Monza

Duomo de Monza

Comece seu passeio pelo centro histórico visitando a catedral e sua praça, que sem dúvida nenhuma é uma das atrações principais do centro histórico da cidade. No século VI, em torno da igreja e da praça desenvolveu-se o centro religioso e político de Monza.

Depois que a rainha Teodolinda, escolheu Monza para ser sua residência de verão, ordenou a construção desta incrível basílica toda feita de mármore, no centro da cidade.

Dentro da igreja aproveite para visitar a Capela da Rainha Teodolinda que abriga a “Coroa de Ferro”. Acredita-se que um dos anéis presentes nesta coroa, foi construído com um dos pregos da coroa de Cristo. Reis e imperadores, foram coroados com ela como Carlos Magno e Napoleão Bonaparte.

4) Palazzo dell’Arengario di Monza:

Este importante prédio medieval do século XIII, é hoje um dos monumentos símbolo da cidade. Foi construído para ser a “prefeitura” da época. O nome vem de um termo em alemão que significa “local de reuniões” já que o prédio era a sede do município, do tribunal e dos comerciantes. O prédio passou por uma restruturação no final do século XIX e uma parte dele foi demolida.

Atualmente esta importante estrutura é utilizada para mostras de arte e eventos organizados pela comune.

Qual o prato tipico de Monza?

Risoto con la Luganega: chamado também de Risoto alla Monzese. É o prato que domina quando falamos de prato típico de Monza e, portanto, é presente em quase todos os restaurantes. Dentre algumas variações da receita, os dois principais que não podem faltar são, a linguiça luganega e o açafrão.

Esta linguiça é o símbolo da gastronomia da cidade e o que a faz tão especial é a sua composição que além da carne de porco possui bastante queijo parmesão e é aromatizada com marsala e caldo de carne.

Onde comer em Monza?

Se você estiver fazendo um passeio de um dia, e quiser comer rapidamente para não perder muito tempo em restaurante, sugerimos dois lugares que comemos quando vamos para lá e nos foi sugerido por um amigo italiano que vive na cidade.

  • Le Delizie di Via Zucchi – é uma pasticceria para lanches rápidos e baratos no centro histórico. Tem dois endereços, mas na loja da via Italia, 21, tem mesinhas na calçada e desta forma enquanto descansa, come uma bela focaccia ou um canolo siciliano.
  • The Chef LabLocalizada na via Bérgamo, 8. Muito bem avaliado no Trip Advisor, este restaurante fica numa rua pequena, mas onde estão localizadas as lojas e cafés mais moderninhos da cidade. Aqui você encontrará um delicioso prato para saborear a linguiça luganega.

Nossa dica:

Monza é uma cidade linda, e vale a pena a sua visita de pelo menos 1 dia.

Acho que o nosso roteiro de um dia em Monza funcionou muito bem, quando fomos pela primeira vez, então sugerimos a você fazer o mesmo. Priorizamos conhecer a Vila Real e o parque pela manhã, com o bilhete da Vila já previamente comprado. Como o tempo estava bom, no final da visita guiada, fizemos um piquenique nos gramados do parque, e depois, fomos a pé para o centro histórico para caminhar e descobrir a cidade.

No centro de Monza tem muitas lojinhas bacanas para conhecer, assim como bares, restaurantes e gelaterias (indicamos a Gelateria Arengario que fica próxima do Palazzo dell’Arengario). Passear por ali e contemplar a arquitetura da cidade é delicioso e você também vai adorar, pois verá que é uma cidade rica, limpa e bem preservada.

Por este site você consegue fazer um tour de 360 graus pela cidade visualizando os principais pontos turísticos, onde estão localizados e inclusive o interior do belíssimo Duomo. Um site muito bem feito que te deixará com mais vontade de conhecer Monza pessoalmente.

Quer conhecer outra cidade lindíssima perto de Monza e, portanto, também perto de Milao? Venha conhecer Bérgamo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *