Pular para o conteúdo
Início » Como ir morar na Itália? Nós te mostramos o caminho.

Como ir morar na Itália? Nós te mostramos o caminho.

Ir morar na Itália é o sonho de muita gente. Também não é para menos, um dos países mais charmosos do mundo, chama a atenção pela sua história, sua culinária e sua forte influência artística.

Publicidade

A Itália é um país com inúmeros tipos de atrações como, montanha e neve, praias lindíssimas, lagos de águas cristalinas, roteiro de vinhos, arquitetura e arte como em nenhum outro lugar no mundo.

Se você quer realizar esse sonho, então continue com a leitura deste artigo e saiba como ir morar na Itália. Confira!

Morar na italia, visto italia
Imagem fonte Pixabay

Então, o que fazer para morar na Itália legalmente?

Primeiramente, para que você more legalmente na Itália, você precisará de um visto chamado: Visto de Residência, caso você não tenha, claro, a cidadania italiana ou cidadania europeia. Chegando no país deve-se tirar outro documento chamado “Permesso di Soggiorno”.

Publicidade

Este documento, o “Permesso di Soggiorno”, é uma autorização para um estrangeiro manter-se no território italiano. Então, esses dois documentos, o visto de residência e o “permesso di soggiorno”, são indispensáveis.

O visto de residência tem a função de permitir com que o estrangeiro entre no país. Já o “permesso di soggiorno”, tem a função de liberar o estrangeiro a permanecer na Itália, por um longo período.

Sem esses documentos, sobretudo, o “permesso di soggiorno”, o estrangeiro fica impossibilitado de morar na Itália.

O governo italiano aceita estrangeiros como residente, seja ele temporário ou permanente, os cidadãos, que estejam enquadrados em uma destas categorias:

Publicidade
  • Investimentos;
  • Estudos;
  • Aposentados;
  • Trabalho.

Como tirar o visto para morar na Itália?

Existem uma variedade de tipos de vistos para ir para a Itália:

  • Visto de trabalho;
  • Visto de estudo ou pesquisa;
  • Visto de investimento;
  • Visto para visita de parentes;
  • Visto de tratamento médico;
  • Visto de reingresso;
  • Visto de residência eletiva;
  • Visto de adoção.

Independentemente de qual tipo de visto você precise tirar, o procedimento para a sua emissão é na maioria das vezes o mesmo.

Basta solicitar o visto em algum dos Consulados da Itália no Brasil.

A emissão do visto demora por volta de 1 mês, contando a partir do dia em que foi solicitado. Esse prazo é o prazo que normalmente se obtém a emissão de um visto.

Mas vale lembrar, que quanto mais complexo for um pedido, mais tempo será levado para que este seja analisado. Existem casos que chegam até 120 dias para serem emitidos, como visto para trabalho no qual o cidadão ainda não possui um contrato.

Quer saber como conseguir um emprego na Itália? Clique aqui.

Morar na italia
Itália – Fonte Pixabay

E o Permesso di Soggiorno, como obtê-lo?

Para obter o “Permesso di Soggiorno”, documento que permite com que você more na Itália, você deve solicitá-lo assim que chegar na Itália através da Posta Italiana, prestador de serviços postais na Itália. O mesmo que os Correios, no Brasil.

Lá você retira o “Kit Amarelo” ou “Kit Giallo” (em italiano), nada mais é que um formulário onde você preencherá os seus dados pessoais, o seu endereço na Itália e também deverá anexar fotocópia dos seus documentos. Além disso, deve pagar uma taxa chamada “Marca da Bollo” e então, voltar a Posta Italiana para expedi-los tudo dentro do mesmo envelope recebido com o Kit Giallo e apresentar a taxa paga.

Neste mesmo dia, a Posta vai agendar para você a data que você terá que ir pessoalmente na Questura para apresentar todos os documentos originais das fotocópias, que foram enviadas previamente junto ao Kit.

Importante!

Enquanto você não obter o seu documento de “Permesso di Soggiorno” é importante manter sempre com você o recibo de pagamento que te darão na Posta no dia da expedição do Kit. Pois neste recibo vem escrito o dia que você se apresentou na Questura.

Caso você tenha dificuldades para preencher o formulário, ou pelo próprio entendimento da língua, ou mesmo por surgirem simples dúvidas nos campos de preenchimento dos documentos, você pode se dirigir ao “Sportello Stranieri” da sua Comune.

O “Sportello Stranieri”, é um serviço dentro da Comune, que exerce uma função mediadora no acompanhamento do estrangeiro, na utilização de todo e qualquer serviço municipal, relacionado a cidadania, problemas sociais, administrativos e de trabalho.

Portanto, resumindo, além de preencher o formulário do “Kit Giallo” e pagar a taxa, você deverá apresentar os estes documentos:

  • Passaporte original;
  • Xerox da página com o carimbo de entrada na Itália e visto;
  • Recibos do pagamento e requerimentos;
  • Comprovante do motivo que irá residir na Itália;
  • 4 fotos;
  • Comprovante de endereço.

Finalizando:

Os procedimentos legais para ir morar na Itália não são tão burocráticos. Basta ter toda a papelada bem organizada e atualizada, que dessa maneira as coisas correrão muito bem e de modo legal.

E se você quiser saber sobre a qualidade de vida na Itália e muito mais sobre o universo italiano? Clique aqui ou leia os outros artigos do nosso blog para mais conteúdos como este!

Planejando sua mudança para a Italia? Descubra aqui 05 coisas que vão facilitar esta transição.