Pular para o conteúdo
Início » Tiramisù: a sobremesa n.º 1 da Itália

Tiramisù: a sobremesa n.º 1 da Itália

O tiramisù é um dos grandes clássicos da cozinha italiana. Sua origem é desconhecida e várias cidades de várias regiões como Piemonte, Friuli, Veneza, Giulia, Toscana e Veneto reivindicam sua autoria. Não importa, já que é uma sobremesa amada nos quatro cantos do mundo.

Publicidade

Mas o que torna este doce italiano tão especial?

Na nossa opinião o diferencial desta sobremesa é a cremosidade e maciez do creme, combinadas com o sabor intenso do café expresso, outra paixão do italiano como já falamos aqui no blog. Veja lá em “Dicas e Info” o post sobre o café expresso na Itália.

tiramisu
Tiramisu

Dica e curiosidade:

Para ter um ótimo resultado você tem que utilizar os ingredientes frios. Tanto o café, porque se não estiver frio, na hora que você mergulhar o biscoito nele, o biscoito ficará totalmente murcho, quase desintegrado, e não é isso que queremos, quanto os ingredientes do creme para que ele fique bem firme.

Publicidade

Dizem que até hoje a palavra tiramisù é uma das palavras italianas mais conhecidas no exterior. 

Sempre amamos esta receita, mas como nossa filha pequena ainda não aprecia muito o café acabávamos não fazendo tanto quanto gostaríamos para fazer qualquer outra que ela também gostasse. Até que resolvemos criar uma variante da receita e agora ela tem uma porção separada só para ela. Claro que acaba não sendo o tiramisù propriamente dito, mas tudo vale à pena para agradar nossos “bambini”, não é mesmo? 

Bora preparar em casa esta receita super-tradicional igualzinho das melhores confeitarias italianas?

Publicidade

Segue abaixo:

Porção: 8 porções

Facilidade: fácil

Tempo estimado preparo: 40 minutos

INGREDIENTES:

  • 750 g de Mascarpone
  • 250 g de biscoitos tipo “champanhe”
  • 300 g de café expresso (adoçado a gosto) 
  • 05 ovos médios frescos
  • 120 g de açúcar
  • cacau em pó para polvilhar

Ingredientes da receita para crianças:

Na versão para crianças, você pode substituir os biscoitos por bolachas de chocolate, triturada grosseiramente, de sua preferência sem umedecê-las no café.

MODO DE PREPARO:

A primeira coisa a fazer é preparar o café para, enquanto você faz o creme, o café vai esfriando. Reserve o café num recipiente baixo e grande. Assim ele esfria mais rapidamente Em seguida separe as gemas das claras. Cuidado aqui para não ter nenhum vestígio de gema nas claras, senão, você não vai conseguir bater a clara em ponto de neve mais adiante.

Bata bem as gemas com apenas metade da porção de açúcar numa batedeira elétrica e após ter um creme claro e espumoso vai acrescentando o mascarpone gradualmente.

Quando terminar de acrescentar o queijo, você vai ver que terá um creme bem consistente. Reserve e seguida limpe bem a batedeira para preparar as claras em neve. Quando as claras já formarem um creme bem espumoso, vá acrescentando o açúcar um pouco de cada vez.

Após montar as claras em ponto de neve bem firme, misturá-la com o creme de mascarpone feito anteriormente, mexendo delicadamente com uma colher de baixo para cima. O creme de mascarpone agora está pronto. É só partir para a montagem da travessa. Aqui usamos uma de tamanho 30x20cm.

Molhe um biscoito de cada vez no café já frio e vá colocando na travessa. Cuidado para não ensopá-lo muito, caso contrário perderá sensivelmente sua crocância. Finalize a primeira camada e cubra com o creme restante. Faça uma nova camada de biscoitos e cubra novamente com o creme. Para finalizar, polvilhe o cacau amargo sobre a última camada de creme e está pronto.

Leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir. Assim o creme ficará firme o suficiente e tempo necessário para os sabores se misturarem.

Sugestão:

Outra sugestão muito simpática é fazer como fizemos aqui na versão para crianças.

Montamos em taças, intercalando as bolachas, trituradas grosseiramente, com o creme. 

Buon appetito!

Gostou desta receita? Então, clique aqui para conhecer outro doce muito tradicional também na Itália.

1 comentário em “Tiramisù: a sobremesa n.º 1 da Itália”

  1. Pingback: Torta della Nonna - aprenda a fazer a torta doce mais tradicional da Itália - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *