Pular para o conteúdo
Início » Torta de Gorgonzola e Pera – receita rapidíssima e de sabor surpreendente

Torta de Gorgonzola e Pera – receita rapidíssima e de sabor surpreendente

torta de pera e gorgonzola

Esta receita de Torta de Gorgonzola e Pera é uma explosão de sabores. Venha aprender com a gente !!!!

Publicidade

A combinação de queijo e fruta é sem dúvida um tiro mais que certeiro. Além de ser uma dupla que agrada ao palar de muita gente, é uma combinação requintada. Já reparou que nas festas de natal, onde fazemos comidinhas mais elaboradas, sempre damos um jeito de fazer um prato com fruta no meio?

Pois é, esta receita de hoje é justamente isso. Uma torta que além de saborosa e bonita, traz um certo requinte de sabores e vai arrancar dos seus convidados, todos os elogios para você, mesmo aqueles que não  são um “expert” na cozinha.

Torta de Gorgonzola

O Gorgonzola

O queijo Gorgonzola aqui é o protagonista. Então, vale a pena darmos uma pincelada na história deste maravilho queijo, que assim como várias outras receitas, foi criado a partir de um erro do cozinheiro. Não sabia? Então, continue lendo e confira esta história aqui com a gente.

Publicidade

O queijo foi criado na cidade de mesmo nome – Gorgonzola. Esta cidade, fundada no ano 1000 pelos romanos, fica na província de Milão e olha aí uma oportunidade para os amantes da gastronomia italiana. Quem estiver passeando pela capital Lombarda, pode dar uma esticadinha até Gorgonzola e se aprofundar mais da história deste queijo mundialmente conhecido.

A história do queijo Gorgonzola:

A lenda conta que um queijeiro distraído, adicionou acidentalmente um leite coalhado extraído na noite anterior a outro leite coalhado da manhã seguinte e a diferença de temperatura fez surgir pela primeira vez o queijo quem a ter o mesmo nome da cidade – Gorgonzola.

Confessamos que o cheiro, como todos sabem, não é dos melhores, mas o sabor compensa.

Porção: 6 pessoas

Publicidade

Facilidade: fácil

Tempo Estimado de Preparo: 1 hora

Ingredientes:

Preparação dos ingredientes

 

  • 01 rolo de massa folheada
  • 02 peras
  • 200 gramas de queijo Gorgonzola
  • 150 gramas de ricota
  • 50 gramas de queijo Parmesão
  • 50 gramas de nozes

Modo de Preparo:

1. Lave e corte as peras em fatias na longitudinal (deixar com a casca) e separe.

2. Coloque num bowl os queijos gorgonzola e ricota. Misture bem e reserve.

3. Acrescente as nozes picadas e misture. Deixe apenas algumas para polvilhar por cima das peras. Uma alternativa, é não misturá-las e colocá-las apenas por cima do queijo.

4. Abra a massa folheada e a coloque numa assadeira

5. Cubra a massa com o queijo e as nozes. Espalhe bem para deixá-la bem nivelada.

6. Pegue as fatias de pera já cortadas e as posicione sobre o queijo, uma sobrepondo uma parte da outra. Cobrindo toda a superfície da torta desta maneira.

7. Decore ainda com alguns pedacinhos de nozes.

8. Polvilhe, por último, o queijo parmesão ralado.

9. Se quiser, coloque ainda por cima da torta já montada, pronta para ir ao forno, um fio de mel, apenas para adoçar um pouco mais as peras e contrapor com o sabor salgado do queijo.

10. Para concluir, feche a borda da massa que sobrou enrolando-a para dentro, conforme a foto.

torta

11. Assar a torta em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 min ou até que a massa fique dourada.

Variações da receita:

Se preferir, você pode substituir o queijo ricota pelo queijo mascarpone, que também é um queijo muito suave e neutro. No caso da fruta, outra opção é substituir a pera pelo figo. O figo, além de conferir um sabor mais adocicado ao prato, dará um contrate lindíssimo na composição de cores da torta.

Se você estava procurando um prato delicioso e perfumado, então não procure mais. Esta receita com certeza vai agradar. A melhor parte dela é que ela pode ser servida levemente quente, ou mesmo fria, nos almoços ou festas de aniversário. Então, do que você está esperando? Bom apetite!

Gostou desta receita? Se você quiser aprender outra receita de torta saudável, de cenoura e abobrinha, e com uma apresentação incrível, clique aqui.

1 comentário em “Torta de Gorgonzola e Pera – receita rapidíssima e de sabor surpreendente”

  1. Pingback: Como fazer uma deliciosa Torta de Espinafre, Queijo Feta e Nozes sem saber cozinhar - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *