Pular para o conteúdo
Início » Torta de Legumes – a torta ideal para preparar rapidamente para um almoço com os amigos

Torta de Legumes – a torta ideal para preparar rapidamente para um almoço com os amigos

torta de legumes

Os italianos levam realmente a sério quando o assunto é alimentação e saúde. E a torta de legumes é um prato mais do que consumido na Itália. Ela é versátil porque pode ser servido como “primo piatto” ou até servido em festinhas de aniversário, ou em simples encontros com amigos e família.

Publicidade

Além de tudo, ela é muito adaptável ao gosto pessoal. Trocando ou eliminando alguma verdura, caso você não goste de alguma apresentada aqui nesta receita, fica facilmente mais adaptável ao paladar de todos.

Algumas pessoas não gostam de pimentão, por exemplo, então basta eliminá-lo. Porém, seu sabor adocicado faz toda a diferença aqui. Divirta-se e faça a sua versão.

torta de legumes
Torta de Legumes

Torta de Legumes:

Porção: aproximadamente 06 porções

Publicidade

Facilidade: fácil

Tempo estimado de preparo: 02 horas

Publicidade

Ingredientes da Massa:

  • 240 gramas de farinha de trigo
  • 100 gramas de manteiga gelada
  • 02 ovos
  • 05 gramas de sal

Modo de Preparo da Massa:

  • Num bowl grande mistura a farinha e o sal.
  • Corte a manteiga em cubinhos, que deve estar gelada, e acrescente na farinha. Apertando delicadamente os cubinhos de manteiga com a farinha vai misturando bem até formar uma farofa. Só não deixe a manteiga derreter totalmente. Isto vai fazer com que a massa fique mais crocante.
  • Por fim acrescente o ovo e misture bem a massa.
  • Leve à geladeira envolvida em papel filme por aproximadamente meia hora. Será mais fácil abrir a massa se ela estiver fria. Se quiser facilitar, você pode fazer a massa um dia antes, ou até congelar (a validade da massa congelada é de 03 meses, ok?).

Ingredientes do Recheio:

  • 01 abobrinha média
  • 01 berinjela média
  • 01 pimentão vermelho
  • 01 pimentão amarelo
  • 06 tomatinhos cereja
  • 01 cebola grande
  • 05 dentes de alho
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 120 ml de azeite de oliva extra-virgem
  • 01 talo de alho-poró

Modo de Preparo:

1. Pré-aquecer o forno a 220º graus por 15 minutos

2. Corte a berinjela em quadradinhos e leve ao forno 15 min antes dos outros legumes, pois ela tem um tempo de cozimento um pouco maior.

3. Corte os outros legumes enquanto a berinjela está no forno. Os tomatinhos cereja corte ao meio. A cebola corte em tamanhos grandes. Fatie a abobrinha e depois corte em meia-lua. O alho-poró fatie bem fininho, descarte as folhas verdes. Os pimentões, elimine as sementes, e a parte branca interna que não é saborosa, e corte em quadrados. Descasque o alho e deixe-o inteiro.

4. Acrescente o resto dos legumes à berinjela temperando com azeite, sal, pimenta-do-reino, tomilho e alecrim. Misture tudo e volte a assadeira para o forno. Deixe assar até os legumes ficarem cozidos, mas ainda tenros, o que levará aproximadamente 30 minutos. Após pronto, baixe a temperatura do forno para 180º graus passar a massa já montada com os legumes.

5. Abra a massa conforme o tamanho da sua assadeira, deixando aproximadamente 2,5 cm além do seu fundo para serem usadas como borda no final da montagem da torta. De preferência, corte a massa de forma um pouco irregular, assim você dará um aspecto mais rústico ao seu prato.

6. Envolva a massa no rolo de macarrão e a transfira sobre uma assadeira redonda de 24cm, de fundo removível. Aqui as bordas ficarão para fora, para depois dobrá-las sobre o recheio. Depois, você precisará desta borda da massa para cobrir uma parte do recheio.

7. Coloque o recheio sobre a massa e vire as bordas da massa sobre o recheio. Pincele com uma gema as bordas da massa.

8. Leve a torta para assar, agora montada, por aproximadamente 40 minutos a 180º. Ou até dourar as bordas da massa. 

Está pronta para servir!

Gostou desta receita? Então, clique aqui e surpreenda seus amigos com esta receita de torta salgada decorada de cenoura e abobrinha deliciosa até de fazer.

Quer aprender outra receita muito comum aqui na Itália e facílima de fazer? Clique aqui.

2 comentários em “Torta de Legumes – a torta ideal para preparar rapidamente para um almoço com os amigos”

  1. Pingback: Como fazer uma Torta de Cenoura e Abobrinha Decorada - ALLA ITALIANA

  2. Pingback: Creme de Cenoura - uma receita rápida e fácil de fazer - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *