Pular para o conteúdo
Início » Torta della Nonna – aprenda a fazer a torta doce mais tradicional da Itália

Torta della Nonna – aprenda a fazer a torta doce mais tradicional da Itália

torta della nonna

A “torta da vovó” ou “torta della nonna” em italiano, é uma sobremesa que não falta jamais nas mesas tradicionais italianas. Com poucos ingredientes, este doce acredita-se ter origem em Florença. Outra hipótese é que tenha surgido na cidade de Arezzo, ambas na Toscana. Esta torta doce é tão tradicional que tem até no McDonald´s.

Para fazer concorrência com a torta da avó, também é frequentemente preparado a torta do avô, que inclui duas variantes: a adição de cacau ao creme e amêndoas sobre a torta como opção ao pinoli.
Uma massa quebradiça que se desfaz na boca, juntamente com um creme muito delicado com toque de limão siciliano, torna essa receita um sucesso garantido para a sobremesa.

INGREDIENTES PARA A TORTA DELLA NONNA:

Para o creme:

  • 1 litro de leite
  • 150g de farinha
  • 8 gemas
  • 150g de açúcar
  • raspas de 1 limão siciliano
torta della nonna

Para a massa:

  • 300g de farinha
  • 120g de manteiga
  • 150g de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Para decoração da torta:

  • 40g de pinoli (opcional)
  • açúcar de confeiteiro

PREPARO DA TORTA DELLA NONNA:

MASSA:

Publicidade

1. Para começar a preparar a TORTA DELLA NONNA , misture a farinha com o açúcar, adicione o fermento peneirado e uma pitada de sal. Em seguida, adicione a manteiga fria e amasse rapidamente a massa com as pontas dos dedos. Neste ponto, adicione os ovos e as raspas de limão raladas. Sove a massa até ficar homogênea e dê a forma de uma bola.

2. Cubra a massa com película aderente e deixe repousar pelo menos meia hora no frigorífico.

CREME (CREMA PASTICERA):

1. Coloque o leite em uma panela e adicione as raspas de limão siciliano. Assim que começar a ferver, retire do fogo e filtre em uma peneira.

Publicidade

2. Enquanto isso, bata o açúcar com as gemas até obter um creme espumoso. Em seguida, adicione a farinha um pouco de cada vez e misture bem, eliminando quaisquer grumos.

Publicidade

3. Acrescente aos poucos o leite que acabou de ferver à mistura das gemas, farinha e açucar enquanto mexe com um batedor ou uma colher de pau até que o creme atinja a consistência certa.

4. Assim que o creme atingir a consistência certa, retire a panela do fogo e coloque-a para esfriar imediatamente em água fria ou ainda melhor em gelo para parar o cozimento do creme.

5. Depois que já estiver esfriado, transfira o creme para um prato fundo e cubra-o com película aderente, certificando-se de que adere bem ao creme. Isso evitará que uma película mais dura se forme na superfície. Coloque o creme para descansar na geladeira.

MONTAGEM DA TORTA DELLA NONNA:

1. Depois de pelo menos meia hora, retire a massa da geladeira e abra cerca de 2/3 dela com um rolo até uma altura de cerca de 4 mm. Enquanto você abre a massa, já vai dando o formato da sua forma.

2. Forre uma forma de cerca de 22 cm de diâmetro com a massa, certificando-se de cobrir também a borda. Fure todo o fundo com um garfo.

3. Agora faça o mesmo processo de abertura do restante da massa em forma de disco para cobrir a superfície do doce e reserve.

4. Retire o creme da geladeira e despeje na forma já forrada com a massa.

5. Aplique o disco da massa na superfície da torta e cubra com o pinoli. Certifique-se de selar bem a borda.

6. Asse em forno estático a 200 ° C por 40 minutos. Deixe esfriar e, antes de servir, polvilhe a superfície da torta com açúcar de confeiteiro.

Agora que você já aprendeu a fazer a receita da torta doce mais tradicional da Itália, clique aqui e aprenda também a fazer o doce número 1  da Itália – Tiramisu.

1 comentário em “Torta della Nonna – aprenda a fazer a torta doce mais tradicional da Itália”

  1. Pingback: O Tradicional Salame de Chocolate em 8 passos - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *