Pular para o conteúdo
Início » Toscana – um paraíso na terra

Toscana – um paraíso na terra

toscana Itália

Se você está procurando um destino europeu de tirar o fôlego para acrescentar à sua lista de viagem, você achou o lugar perfeito. Esta região da Itália chamada Toscana é deslumbrante. O visual das colinas onduladas pontilhadas de ciprestes, vilarejos medievais encantadores, arquitetura renascentista imponente e ainda possui algumas das vinícolas mais famosas do mundo.

Publicidade

Você também encontrará muitas atrações mundialmente famosas aqui, incluindo a torre inclinada de Pisa, a catedral Duomo em Florença e a estátua de Michelangelo, David, além de pedreiras de mármore perto de Carrara. Quer você seja um fã da história ou um entusiasta da natureza, há algo para todos na Toscana. 

Localizada na parte central da Itália, a região da Toscana tem como sua capital a cidade de Florença (ou Firenze, em italiano). 

toscana
Foto Fonte Pixabay

Diversos povos ocuparam este território nos séculos passados, entre eles, os Etruscos. Um povo mais antigo que os romanos, com muita habilidade no mundo das artes, arquitetura, escultura e engenharia, e habitaram a região por volta do século IX A.C.

Publicidade

Aqui estão 10 razões pelas quais você deve acrescentar isso ao seu itinerário!

1. PAISAGENS ENCANTADORAS

Assim que puser os pés na Toscana, ficará hipnotizado com as belas paisagens. Desde as colinas e vinhedos ondulantes até às pitorescas aldeias medievais, há muito para explorar aqui. Não deixe de visitar algumas das famosas cidades das colinas como San Gimignano e Montepulciano

2. COMIDA E VINHOS DELICIOSOS

Uma das melhores coisas da Itália é a comida! E a Toscana tem definitivamente uma das melhores cozinhas do país. Lá você encontrará muitos pratos de massa deliciosos, bife florentino, e pesto alla trapanesa (um prato tradicional da cidade de Trapani feito com anchovas, alho e pimenta malagueta). 

E, claro, não se pode visitar a Toscana sem provar alguns dos famosos vinhos. Chianti e Brunello di Montalcino são apenas algumas das deliciosas variedades que provêm desta região.

3. ARTE DE RENOME MUNDIAL

Davi de Michelangeo / Fonte: Pixabay

A Toscana é o lar de algumas das obras de arte mais famosas do mundo. A Torre Inclinada de Pisa, a estátua de David de Michelangelo e a pintura de Mona Lisa de Leonardo da Vinci, estão todas localizadas nesta região. Encontrará também muitos museus e galerias incríveis, tais como a Galeria Uffizi em Florença, que alberga uma das maiores coleções de arte renascentista no mundo.

4. ARQUITETURA IMPRESSIONANTE

duomo florença
Foto Duomo de Florença / Fonte: Pixabay

Além das suas obras de arte, a Toscana é também o lar de algumas das mais belas arquiteturas da Europa. Desde as aldeias medievais até às grandiosas igrejas e palácios, há muito para admirar aqui. A cidade de Florença é especialmente conhecida pela sua maravilhosa arquitetura, representada pela Catedral de Duomo, Ponte Vecchio e Palácio Pitti, para citar apenas alguns dos pontos altos.

Publicidade

5. A SIMPATIA E RECEPTIVIDADE DOS LOCAIS

Para além de todos os seus outros encantos, a Toscana é também o lar de algumas das pessoas mais amigáveis e acolhedoras de Itália. Descobrirá que os habitantes locais estão sempre dispostos a ajudar com indicações ou recomendações sobre onde comer e beber. Terão também todo o prazer em partilhar o seu amor pela sua região!

6. UM RITMO DE VIDA MAIS LENTO

Com estas pessoas acolhedoras, podemos ver um ritmo como nos tempos passados. Comprar as verduras frescas do mesmo verdureiro a anos. Jogar conversa fora com o padeiro pela manhã e ver as crianças brincando pelas ruas ou andando de bicicleta com os amigos. Estas são cenas do quotidiano das cidades da Toscana.

7. MAGNÍFICO CENÁRIO

Uma das melhores coisas sobre a Toscana é o seu incrível cenário. A partir de montanhas cobertas de neve do norte, para as colinas e vinhedos do sul, há muito para admirar. Não deixe de aproveitar as muitas oportunidades de fazer caminhadas, andar de bicicleta, ou mesmo a cavalo. Encontrará também muitos parques e jardins bonitos, tais como os Jardins Boboli em Florença.

8. UMA HISTÓRIA RICA

A Toscana tem uma longa e rica história que remonta a séculos atrás. Esta região foi em tempos um importante centro de arte e cultura durante o período da Renascença. Um movimento importantíssimo cultural, politico e econômico que aconteceu entre os séculos XIV e XVII  na Itália se estendendo por toda a Europa e modificando o estilo de vida medieval, iniciando a Idade Moderna.

Hoje, ainda se podem ver muitas recordações deste período, incluindo igrejas e palácios grandiosos, bem como museus e lindas galerias em ótimo estado de preservação.

9. CLIMA PERFEITO

Uma das melhores coisas sobre a Toscana é o seu clima. A região tem um clima mediterrâneo, o que significa que goza de invernos suaves e verões quentes. Isto torna-a o local perfeito para visitar durante todo o ano!

10. UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL

Não há dúvida de que esta é uma das regiões mais bonitas e especiais de Itália. Desde a sua deslumbrante paisagem natural e arquitetura, até a sua deliciosa gastronomia e vinho, há muito a amar nesta região. Então, por que não vir e experimentar por si próprio? Terá certamente uma viagem inesquecível!

A Toscana possui cidades que são verdadeiras preciosidades e elencar apenas algumas delas, não é tarefa fácil. Porém, destacamos 6 delas que, garantidamente, são destinos incríveis.

E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CIDADES?

- Florença:

florença

Berço do Renascimento, era uma cidade tão popular que na época da unificação da Itália, escolheram a língua deles para tornar a língua oficial do país.

Sugerimos você ficar no mínimo 3 dias em Florença para ver o básico dos pontos principais. Vale destacar que a maioria dos passeios são feitos a pé e como não é de se surpreender tudo está ligado a arte.

Florença é a cidade natal de Dante Alighieri, o autor da Divina Comédia.

Principais Pontos de Interesse de Florença:

Alguns pontos principais da cidade são: o Ponte Vecchio, Galeria Dell’Accademia, Duomo, Mercato Centrale, Jardim de Boboli e Galleria degli Uffizi.

- San Gimignano:

Uma das pérolas da Toscana com um incrível conjunto arquitetônico medieval super bem preservado, se localiza a 60 km de Florença. Conhecida como a Nova York da idade média, onde seus habitantes disputavam para construir os prédios mais altos da cidade.

- Montepulciano:

Em meio a antigas construções, esta cidade é rodeada de vinhedos, ciprestes e belezas naturais. Vale a pena degustar o seu maravilhoso vinho Nobile que é produzido desde a Idade Média. Fica a aproximadamente 110 km de Florença.z

montepulciano
Montepulciano Foto: Pixabay

- Pisa:

Situada na Piazza dei Miracoli, a Torre inclinada levou o nome da cidade para o mundo todo, tornando Pisa uma das cidades turísticas mais visitadas da Toscana. Pisa fica a pouco mais de 100 km de Florença.

- Arezzo:

Cenário do filme “A Vida é Bela” de roberto Benini, parte do filme foi filado ali. Em Arezzo é que acontece a festa mais importante da Toscana, a Giostra del Saracino. Habitantes da cidade vestem roupas da idade média e encenam duelos da vida medieval. Arezzo fica a 76 km de Florença.

- Sienna:

A 70 km de Florença e cercada por vinhedos, esta cidade é caracterizada pelas construções medievais de tijolos. Se perder pelas ruelas estreitas e muito charmosas fazem parte do passeio. 

Estas são apenas algumas das muitas razões pelas quais se deve considerar visitar a Toscana.

Quer esteja à procura de uma escapadela romântica, ou de umas férias em família, esta região tem algo a oferecer a todos. Então, o que está esperando? Comece hoje a planejar a sua viagem para a Torcana!

Quer conhecer 5 melhores rotas do vinho na Toscana? Clique aqui.

Vai viajar de carro ou trem pela Itália? Veja aqui 3 dicas essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *