Pular para o conteúdo
Início » Valstagna – venha conhecer este paraíso do Vêneto com muita natureza e esporte

Valstagna – venha conhecer este paraíso do Vêneto com muita natureza e esporte

Valstagna

Valstagna não é só para aqueles que gostam de natureza mas também para aqueles que gostam da natureza com uma pitada de adrenalina.

Publicidade

Esta comune faz parte da Comune de Valbrenta e pertence a província de Vicenza, no Vêneto.

Situada a 11 km de Bassano Del Grappa (temos post aqui no blog falando desta outra linda cidade) conta com apenas 1.729 habitantes (senso de 2018).

A história de Valstagna

Sua história está ligada à produção de tabaco. À partir de 1.600, a produção de tabaco ganhou força, deixando um grande legado econômico para a produção de madeira.

Publicidade

O centro de Valstagna foi desenvolvido justamente pelo cultivo destes dois produtos, tabaco e madeira, mas que à partir do século XIX sua produção de tabaco teve um declínio gradual devido a dominação do governo austríaco, antes favorecido pelo monopólio do governo de Veneza.

Com o declínio da produção de tabaco, Valstagna ganha algumas casas abandonadas com o pé-direito bem alto, que serviam para secar o tabaco e com várias janelas que era para deixar o ar circular mais livremente. Com este legado, a arquitetura contribui, e muito, para o visual irresistível que esta cidade proporciona.

O rio Brenta e Valstagna

O destaque principal deste destino, é, sem dúvida, o rio Brenta. Com 174 km de extensão, ele nasce no Trentino Alto Adige, atravessa esta região de Valbrenta, passa por Bassano Del Grappa e termina sua viagem num dos lugares mais lindos e visitados do mundo que é a Lagoa de Veneza.

Publicidade

O rio tem importante presença no mundo da canoagem e rafting. Imagina você que de lá saiu o campeão olímpico Pierpaolo Ferrazzi, medalhista de ouro em canoagem nas Olimpíadas de Barcelona em 1992.

Sendo você ou não da canoagem, vale dar uma olhada nos programas destas duas empresas que te proporcionam várias outras opções de prática de esporte inserido nesta natureza magnífica como; trilhas com bicicletas, trekking e escaladas.

Eles têm várias opções de esporte e em vários níveis de dificuldade. Então você, não tendo motivo para se esquivar, se joga!!!

1. Oda Selvaggia – https://www.ondaselvaggia.com/

2. Ivan Team – Centro Nacional e Canoa e Rafting no Brenta https://www.ivanteam.com/

Valstagna
Rio Brenta em Valstagna

Pontos de Interesse:

Gruta de Oliero:

No verão Valstagna ainda te presenteia com a Gruta di Oliero. A gruta está no Burgo de Oliero que você pode ir a pé mesmo, partindo de Valstagna ou de bicicleta, pois existe uma novíssima ciclovia fazendo esta ligação.

No parque onde se encontra a gruta está a mais importante nascente do Vêneto, com cerca de 8 milhões de metros cúbicos de água ao dia. O que me parece muito! No total são quatro grutas, mas a única que se pode visitar é a que foi descoberta em 1822 pelo famoso botânico italiano Alberto Parolini e, portanto, leva seu nome. Gruta Parolini. A mais bela e mais profunda de interesse turístico, científico e esportivo.

Neste site você encontra todas as informações para a visitação.

https://www.grottedioliero.it/

Calà Del Sasso:

Aqui Valstagna se reafirma num destino realmente surpreendente e particular. Essa é para quem ama o trekking.

Calà Del Sasso é considerada a escadaria mais longa da Itália, com 4.444 degraus de pedra em um desnível de 744 metros, que une Valstagna a outra cidadezinha chamada Sasso di Asiago. São 5,5 km de escalada em meio a uma natureza selvagem e exuberante. O percurso pode se feito em aproximadamente 2 horas.

Foi construída por Gian Galeazzo Visconti (uma das famílias mais influentes de Milão), no século XIV e amplamente utilizada nos séculos XV e XVIII para levar madeira, através do rio Brenta, até Veneza para construção de navios.

Concluindo:

Visitar Valstagna é um passeio que se faz em poucas horas, caso você não se interesse em experimentar os esportes dos quais aqui falamos.

Portanto, se esta região do Vêneto está no seu caminho, vale à pena esticar até lá para conferir o que a natureza te reserva. Ainda no Vêneto, conheça ASOLO, o lindo burgo classificado como um dos mais lindos da Itália.






2 comentários em “Valstagna – venha conhecer este paraíso do Vêneto com muita natureza e esporte”

  1. Pingback: Conheça Bassano Del Grappa, a cidade que hospedou Napoleão e suas tropas - ALLA ITALIANA

  2. Pingback: 5 cidades medievais italianas que você precisa incluir no seu roteiro - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *