Pular para o conteúdo
Início » Vigevano – a cidade que inspirou Leonardo da Vinci

Vigevano – a cidade que inspirou Leonardo da Vinci

vigevano

Vigevano é uma comune italiana que fica na região da Lombardia, a meia hora de trem de Milão. Um tesouro pouco conhecido, que deve ser visitado por tanta beleza, história e conservação. E uma ótima notícia, é que você pode conhecê-la em um único dia.

Publicidade

No centro histórico da cidade você pode contemplar o complexo considerado pelos estudiosos, como a realização da cidade ideal, e compreende a Piazza Ducale, o Castelo Visconteo Sforzesco e a Torre de Bramante. Isto tudo graças às contribuições dos artistas Leonardo da Vinci, Bramante – o maior arquiteto da época – da ousadia dos Duques de Milão (principalmente Ludovico Il Moro) e dos trabalhos de engenharia executados na cidade.

Localizada ao lado do Rio Ticino, que falaremos num artigo somente dele, Vigevano foi beneficiada pela construção de um rico sistema hídrico patrocinado pelos nobres de Milão, como a família Visconti e depois a família Sforza e, de novo, com a valiosa contribuição de Leonardo Da Vinci.

vigevano
Piazza Ducale

Os principais pontos de interesse de Vigevano são:

  • Piazza Ducale
  • Castelo Visconteo Sforzesco
  • Torre de Bramante
  • A Estrada Coberta

Piazza Ducale:

Se trata de uma praça definida por alguns como “Parco Cênico” em forma de piazza ou ainda como “Saleta Real”. É uma ante-câmera para entrar no imponente Castelo Visconteo Sforzesco. Imagina uma praça com uma arquitetura renascentista super-bem conservada, cheia de pórticos, com todas as paredes em afrescos e com seus corredores lotados de lojinhas, cafés e restaurantes.

Publicidade

O que mais, nós turistas, queremos de uma cidade italiana?

Ali podemos dar aquela paradinha para um café, depois de andar muito pelo complexo do castelo, e, para quem tem filhos pequenos, deixá-los finalmente livres para correr para lá e para cá. Ah sim! Atenção às bicicletas…

A praça tem um Duomo, com influência barroca que vale a visita. É lindíssima e dentro dela existe um museu onde podemos conhecer várias obras de arte.

Castelo Visconteo Sforzesco e a Torre de Bramante:

O Castelo Visconteo Sforzesco é uma construção totalmente original do início do século XIII, época do renascimento. Pela sua extensão é considerado um dos maiores complexos fortificados da Europa.

Tem uma superfície que dá quase duas vezes e meia a área do castelo Buckingham Palace em Londres. Portanto, alongue-se e vai

Publicidade

Foi edificado não como um castelo fortificado para responder às ofensivas militares, mas sim como uma residência de prestígio para atender os prazeres dos Duques de Milão. Sua construção se deve às influentes famílias milanesas Visconti e Sforza.

O Castelo possui 4 exposições permanentes:

Leonardiana:

Um museu virtual e tecnológico que permite ver e conhecer a obra de Leonardo da Vinci. Ali se encontram desenhos, códigos e pinturas.

Museo della Calzatura:

Quem curte moda vai amar!!! A coleção mostra exemplares de sapatos da época do Renascimento, da Belle Époque, sapatos papais, sapatos étnicos, sapatos de guerra, chegando até aos exemplares atuais de grandes designers.

Deixamos aqui a dica de um site que mostra pequenas exposições temáticas online, onde os temas são alternados.

www.museocalzaturavigevano.it/it/on-line-exhibition

Museo Archeologico:

O museu é instalado no amplo salão da Escuderia do Castelo que só a arquitetura já vale a visita. Elementos da pré-história até início da Idade Média como cerâmicas, moedas, ornamentos em metal, além de outras documentações arqueológicas mais significativas da região.

Pinacoteca Cívica:

A Pinacoteca Cívica abriga cerca de 100 obras dos artistas da região de Vigevano onde narram a história da cidade entre os séculos XV e XX. Uma das salas é dedicada às exposições temporâneas.

A Torre de Bramante:

É o símbolo da cidade de Vigevano. A parte mais elevada é uma imitação da Torre Del Filarete do Castelo Sforzesco de Milão. A sua altura atinge 55,72 m.

As formas da torre representam as linhas do arquiteto Donato Bramante, o maior arquiteto do Renascimento. É realmente linda e dá um charme irresistível na praça.

Estrada Coberta:

A “Estrada Coberta” é uma rua interna do castelo com 161 metros de comprimento, 7 metros e meio de largura e com 15 metros de altura. Foi construída para que os duques de Milão pudessem entrar e sair do castelo sem serem vistos ou perturbados. Que exclusividade, não?

Pratos típicos da Região:

São pratos tradicionais desta região: pratos à base de aspargos, pratos com carne de porco e pato. São tradicionais também os peixes do rio Ticino.

Nossa dica:

Se você estiver por aqui no inverno, esta cidade tem um atrativo extra para as crianças.

Uma pista de patinação no gelo!

No jardim do Castelo Sforzesco é montada uma pista de patinação que atrai crianças de toda a região. Difícil será ir embora porque o bilhete custa 8 euros (incluído o aluguel dos patins) e não tem limite de horário.

Então, vá com tempo…

Em geral, acontece no mês de dezembro até a primeira semana de janeiro. Mas antes de ir, dá aquela conferida no site que deixamos abaixo para se certificar que ela será montada no inverno que você estiver aqui, ok?

http://www.vivivigevano.com

Quer conhecer mais castelos na Lombardia? Clique aqui e conheça 6 castelos maravilhosos bem pertinho de Milão. Um deles é no centro de Milão.

1 comentário em “Vigevano – a cidade que inspirou Leonardo da Vinci”

  1. Pingback: 6 castelos na Lombardia imperdíveis - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *