Pular para o conteúdo
Início » Conheça Zavattarello – um lindo burgo famoso pela história assustadora do seu Castelo

Conheça Zavattarello – um lindo burgo famoso pela história assustadora do seu Castelo

burgo

Zavattarello é um burgo com apenas 950 habitantes, mas é o mais encantador da região de Oltrepò Pavese, província de Pavia, na Lombardia, além de possuir um lindo e curioso castelo.

Publicidade

Este é outro burgo que faz parte do circuito “I Borghi Più Belli dell´Italia” (os Borgos Mais Belos da Itália), e claro que fomos até lá para conferir

O nome complicado, Zavattarello, vem da antiga atividade comercial do burgo, desenvolvida por séculos, que era a fabricação de chinelos. Em latim “Zavattarellum“ significa lugar onde se confeccionava “savatte” ou chinelos. Nesta época existiam várias lojas do artigo na pequena cidade de pedra.

burgo
Zavattarello

Onde está localizado?

Situado no meio de uma natureza intocada, ainda tem no ar uma atmosfera medieval formado quase que exclusivamente das pedras seculares que compõem as suas fachadas. Sua história é muito antiga, pois, imagina você que ali, foi encontrada uma necrópole da época romana.

Castello Dal Verme:

Publicidade

Mas a fama deste burgo não vem só da beleza e do charme do centro da cidade, mas principalmente pelo castelo que deu origem ao local conhecido como Castello Dal Verme.

Esta construção data presumidamente do século X, e pertenceu ao Mosteiro di Bobbio, importante centro de vida cultural e religiosa, o qual eram proprietários de alguns dos imóveis mais notáveis daquela época.

Após ser objeto de muitas disputas, em 1390 o Bispo di Bobbio cede o castelo ao capitão Jacopo Dal Verme. E em 1975 a família cede o castelo a prefeitura.

Totalmente construído em pedra, lenda e história se completam no Castelo Dal Verme. Possui paredes com até quatro metros de espessura e dispõe de 40 ambientes. Com uma localização elevada estrategicamente, de lá se pode avistar os outros castelos da região, garantindo sua defesa.

Publicidade

Todavia, na Segunda Guerra Mundial o castelo foi incendiado pelos nazistas como um aviso à resistência, mas depois foi todo reconstruído.

A lenda de Zavattarello:

A lenda de ser assombrado o rende ainda mais famoso. Muitos acreditam que o espírito de Pietro Dal Verme, nobre que viveu no castelo no século XV, ainda vagam por estas paredes. A história conta que ele deveria se casar por conveniência com Chiara Sforza, filha de uma importante família milanesa. Inclusive, já falamos da importância da família Sforza aqui no blog em vários outros posts. 

Mas ele acabou se casando com outra moça a qual ele amava. Porém, sua esposa morre precocemente, abrindo novamente o caminho para o casamento que não aconteceu. 

Favorecendo o interesse de ambas famílias, ele vem a se casar finalmente com Chiara e esta, não aceitando ter sido a segunda opção, mata Pietro envenenado.

Segundo a lenda, este é o motivo da pobre alma vagar pelo castelo. Verdade ou mentira, alguns pesquisadores afirmam terem registrado sons muito suspeitos por ali.

O caminho para Zavattarello:

Para chegar até lá, passamos por diversas vinhas na estrada, o que já torna o passeio irresistível. As colinas de Oltrepò Pavese tem uma longa história com a produção de vinho que remontam aos tempos pré-históricos. Dos etruscos passando pelos romanos até os lombardos, os quais escolhem Pavia como a capital do seu reino.

Hoje esta região é a maior produtora de vinhos da Lombardia.

As uvas da região:

As uvas mais cultivadas são: 

  • Vermelhas – Croatina, Barbera e Pinot Nero
  • Brancas – Riesling e Moscato.

Gastronomia:

Os produtos típicos são o salame cru e a pancetta de porco (bacon).

No caminho, encontramos uma tratoria familiar maravilhosa que vale à pena deixarmos aqui registrado. Sabe aquele atendimento impecável onde, no final do expediente, a “nonna” vem até a sua mesa para te conhecer e jogar um pouco de conversa fora? Amamos!!!

E o que comemos lá?

Pedimos o menu fixo ao preço de 13 euros/ pessoa, o que é um preço excelente e com aquela felicidade deixamos os pratos irem chegando e tomando seus postos.

  • Lentilha com Codeguim (linguiça de porco caseira)
  • Nhoque com Ragu de Pato
  • Bollito Misto (é um cozido com vários cortes de carnes selvagens)
  • Sobremesa: cerejas e damascos “Sotto Spirito” (frutas embebidas no Rum).

Trattoria Cá Del Fosso

Local: Frazione Cá Del Fosso, 5 – Montalto Pavese, Pavia.

Curiosidade:

Esta sobremesa chamada “Sotto Spirito” tem suas raízes na cultura camponesa italiana e nada mais é do que uma fruta imersa numa bebida alcoólica preparada com açúcar e um pouco de água (a graduação alcoólica da bebida não deve ser inferior a 40º; por isso, vai bem aqui o rum, gim, brandy, grappa, whisky ou vodka). 

Essa sobremesa era preparada especialmente no verão para as frutas serem também consumidas no inverno, quando as árvores frutíferas não davam frutos. Assim podiam degustar a fruta desejada o ano todo.

Se você gostou de conhecer este burgo, clique aqui e conheça mais 5 borgos italianos da época medieval.

2 comentários em “Conheça Zavattarello – um lindo burgo famoso pela história assustadora do seu Castelo”

  1. Pingback: 5 cidades medievais italianas que você precisa incluir no seu roteiro - ALLA ITALIANA

  2. Pingback: Se sinta na idade média: venha conhecer Palanzo - ALLA ITALIANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *